Desporto

Lisboa apresenta candidatura a Capital Europeia do Desporto 2021

18, Novembro 2016
  • Lisboa apresenta candidatura a Capital Europeia do Desporto 2021
    Lisboa apresenta candidatura a Capital Europeia do Desporto 2021

A cidade de Lisboa formalizou, na gala anual da ACES Europa, que decorreu no Parlamento Europeu, a candidatura a Capital Europeia do Desporto em 2021. Na cerimónia, que teve lugar no passado dia 16 de novembro, o município de Lisboa foi representado pelo vereador do Desporto, Jorge Máximo.

A cerimónia, onde estiveram representadas as cidades europeias do desporto em 2017, segue-se à apresentação da candidatura em Lisboa, já em maio deste ano.

Na ocasião, Fernando Medina afirmou que “o mais importante não é apenas o ano 2021, mas a caminhada até lá, de forma a multiplicar os que têm acesso à prática desportiva". Lisboa não precisa, exclusivamente para esta candidatura, de adicionar novos equipamentos desportivos aos existentes atualmente, considerou então o presidente da Câmara. Para Medina, Lisboa chegará a 2021 com um parque reforçado, quer por parte da Câmara, quer dos clubes e associações da cidade.

A apresentação desta candidatura, afirmou Jorge Máximo, reafirma a estratégia da autarquia em "colocar Lisboa no ranking mundial das cidades desportivas". Para o vereador do Desporto, a aposta da autarquia na prática desportiva de formação, sustenta-se nos valores da "igualdade, inclusão e excelência desportiva".

Desporto para todos, de forma a melhorar os níveis de saúde da população, constitui um dos principais objetivos da ACES (Associação Europeia das Cidades e Capitais do Desporto).