Intervenção social, Município

Lisboa assinala Dia da Inovação Social

14, Setembro 2017
O vereador dos Direitos Sociais da Câmara Municipal de Lisboa esteve presente no Teatro Thalia, dia 14 de outubro, num encontro que pretendeu assinalar o Dia da Inovação Social em Lisboa. Uma iniciativa da autarquia inserida no Roteiro para Valorizar a Economia Social |Lisboa 2017, desenvolvida no âmbito do Programa Municipal para a Economia Social e Promoção de Empregabilidade em Lisboa.
  • Lisboa assinala Dia da Inovação Social
    Lisboa assinala Dia da Inovação Social

No âmbito desta iniciativa, a Câmara Municipal de Lisboa trouxe a Portugal e a este Encontro, empreendedores responsáveis por seis projetos internacionalmente reconhecidos em três áreas: inclusão social de crianças em risco, combate ao desemprego jovem e combate ao desemprego de longa duração. Problemáticas relevantes para a cidade e nas quais a autarquia está fortemente empenhada, desenvolvendo esforços para a sua minimização, apoiando iniciativas da sociedade civil através do Plano de Ação para os Direitos Sociais. 

Para João Afonso, "este é um momento muito especial de inovação social e de partilha. A ideia de uma economia social para a cidade, num trabalho em rede, entre cidades que parecem tão distantes mas que, com a sua troca de experiências, estão aqui tão próximas".

Os projetos agora apresentados, têm resultados comprovados noutros países e foram selecionados entre uma centena de projetos sociais de todo o mundo, por um júri de especialistas, no âmbito da iniciativa “Accelerating Change for Social Inclusion (ACSI)”, promovida pela UpSocial, em colaboração com o Eurocities, onde Lisboa é parceira, e financiada pela Fundação Stavros Niarchos e a Fundação “ La Caixa”. A iniciativa ACSI identificou um conjunto de projetos sociais, nestas três áreas, que se distinguem pela inovação social, constituem boas práticas e podem ser replicados em cinco municípios parceiros: Atenas, Barcelona, Estocolmo, Roterdão e Lisboa.  

Foi um Encontro participativo em que houve troca de experiências entre empreendedores, técnicos e especialistas, e tempo para a apresentação dos resultados da primeira edição do Impact Generator, a aceleradora de projetos com uma missão social, uma iniciativa do Laboratório de Investimento Social,que conta com o apoio da autarquia.

Array
Mais notícias sobre:
Intervenção social, Município