Investir

Lisboa conquistou o Grande Prémio da Promoção Empresarial da União Europeia

20, Novembro 2015

O programa Lisboa Empreende ganhou ontem, dia 19 de novembro, no Luxemburgo, o Grande Prémio do Júri (The Jury’s Grand Prize) dos Prémios da Promoção Empresarial da União Europeia (European Enterprise Promotion Awards) 2015 – o mais importante prémio da Comissão Europeia na área da promoção empresarial e das PME’s (pequenas e médias empresas).


O programa Lisboa Empreende era candidato ao prémio numa das seis categorias do concurso (a do Empreendedorismo Inclusivo) mas acabou por conquistar o Grande Prémio do Júri, ontem outorgado no Luxemburgo durante a cerimónia de entrega dos European Enterprise Promotion Awards da SME Assembly 2015, que decorreu no final da European SME Week (Semana das Pequenas e Médias Empresas Europeias).

Os Prémios da Promoção Empresarial da União Europeia visam valorizar as iniciativas de promoção do empreendedorismo e as políticas e boas práticas empresariais. O Grande Prémio do Júri distingue “a mais criativa e inspiradora iniciativa empreendedora da Europa” entre as concorrentes a qualquer uma das seis categorias do concurso. Este concurso existe desde 2006 e a ele já concorreram mais de 2800 projetos.

O programa Lisboa Empreende foi criado em 2013 pela Câmara Municipal de Lisboa em parceria com outras entidades públicas e privadas para apoiar a formação de pequenos negócios. Visa proporcionar alternativas ao tradicional mercado de trabalho através do micro investimento no autoemprego. Até agora, este programa ajudou ao estabelecimento e desenvolvimento de negócios de 70 projetos empreendedores (dos quais 33 obtiveram financiamento e os restantes puderam desenvolver-se sem recurso ao crédito), ajudando a criar 160 empregos.

A equipa municipal do Lisboa Empreende analisa as candidaturas e fornece consultadoria, aconselhamento e acompanhamento do modelos de negócios propostos. A facilitação nos procedimentos, a integração dos projetos na rede do ecossistema empreendedor (utilização conjunta de espaços de coworking e em incubadoras, o recurso a parcerias institucionais e a condições únicas de acesso ao microcrédito (através de parcerias com a Cooperativa António Sérgio e as instituições financeiras Montepio Geral e Millennium BCP) são algumas das mais valias que os empreendedores encontram no programa Lisboa Empreende.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, “é com enorme satisfação que vemos a nossa cidade a afirmar-se internacionalmente cada vez mais numa área tão competitiva. Esta distinção é o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal de Lisboa e pelas instituições parceiras que com ela têm colaborado nesta estratégia de apoio ao empreendedorismo. Esta é a prova que estamos no bom caminho e, por isso, vamos continuar a apostar nas pessoas, nas ideias e na cidade”.

Array
Mais notícias sobre:
Investir