Cultura e Lazer, Visitar

Lisboa cria fundo de aquisição de obras de arte

25, Maio 2016
São 200 mil euros, para os próximos três anos, destinados a adquirir obras de arte para valorização e enriquecimento das coleções de arte contemporânea do município. O anúncio da criação do fundo de aquisições de obras de arte foi feito pelo presidente da CML , no dia 25 de maio, durante inauguração da ARCO Lisboa.

As aquisições de obras de arte a que se destina o montante do fundo agora anunciado por Fernando Medina, irão ficar à disposição da cidade valorizando assim o acervo do município.

A ARCO Lisboa junta na Cordoaria Nacional, até ao próximo domingo, dia 29 de maio, mais de 40 galerias de oito países diferentes, 18 delas portuguesas.

Em pequenos stands as galerias expõem obras de pintura, fotografia, instalação, escultura e vídeo.

O presidente da CML destacou a importância do certame  como“ uma oportunidade única para artistas galeristas e coleccionadores portugueses, abrindo também ao publico de Lisboa, o circuito de uma das mais importantes feiras de arte moderna”

É a primeira vez que em 35 anos, a Feira Internacional de Arte Contemporânea ultrapassa as fronteiras de Espanha tendo escolhido a capital portuguesa porque “ Lisboa é a cidade onde todos querem estar”, diz Carlos Urroz, director da ARCO.

Uma parceria que Fernando Medina espera que seja para durar já que “ Lisboa também quer que a ARCO cá esteja”.

Para o autarca a realização da Arco em Lisboa, bem como a escolha da cidade para Capital Iberoamericana da Cultura, em 2017, reforçam e são visibilidade à “crescente dinâmica das actividades artísticas e culturais na cidade”.

Acompanhado pela vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto, Fernando Medina visitou o espaço conversando animadamente com os expositores.

A ARCO abre oficialmente ao publico esta quinta-feira, dia 26 de maio, e  no grande espaço da Cordoaria Nacional  há ainda lugar para debates e conversas alargadas sobre a arte, com entrada livre no Torreão Nascente.

Array
Mais notícias sobre:
Cultura e Lazer, Visitar