Intervenção social

Lisboa debate discriminação racial

20, Março 2017
Dia 21 de março, a partir das 9h00, nos Paços do Concelho

No âmbito do seu Programa Municipal para a Integração de Imigrantes em Lisboa (PMIIL), a CML vai debater na terça-feira de manhã, a partir das 9h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, questões ligadas com a discriminação racial.

Os trabalhos começam com uma intervenção de João Afonso, vereador dos Direitos Sociais, que apresentará o PMIIL e o que ele representa para uma cidade em que o número de cidadãos estrangeiros continua a crescer, contrariamente ao que se verifica noutras regiões do país, e mesmo da área metropolitana. Lisboa, segundo um estudo recente sobre esta matéria, continua a ser procurada por imigrantes, daí advindo diversas mudanças sociais e um impacto significativo na natalidade.

No painel haverá seguidamente uma apresentação sobre a legislação de vários estados europeus por Vasco Malta, da FRA - Agência Europeia dos Direitos Fundamentais. Sarah Chander, da Rede Europeia contra o Racismo, aborda o trabalho desenvolvido por ONG’s europeias nesta matéria. Estas apresentações finalizam com a intervenção de Alice Ramos, do ICS, sobre a perceção do racismo na sociedade portuguesa.

O painel continua com uma mesa redonda sobre a legislação neste momento em discussão pela Assembleia da República, com as presenças de Juliana Maya, da APAV, Miguel Pedrosa Machado, investigador em Direito Penal, e Sónia Pereira, do IGOT - Instituto de Geografia e Ordenamento do Território. Helena Mesquita Ribeiro, secretária da estado Adjunta e da Justiça, encerra o encontro.