Cultura e Lazer

Lisboa debate estratégias para a cultura

19, Março 2016
A futura biblioteca de Marvila foi o cenário escolhido para o encontro “Lisboa como futuro-Cultura” que teve lugar no dia 19 de março. Caras do mundo da cultura reúnem esforços para criar uma estratégia conjunta sobre o futuro da cultura na capital.

“Nós precisamos desta reflexão e desta nova leitura, um guia para a ação que acompanhe as mudanças da cidade” disse Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, na abertura deste debate.

Dividido por sete painéis de reflexão: criar, distribuir, lembrar, conhecer, participar, planear e representar, o encontro pretende dar continuidade ao trabalho iniciado em 2009 mobilizando a partilha de ideias  sobre as dinâmicas culturais em  Lisboa e sua evolução.

“A cidade mudou e fazia sentido voltar a pensar o papel da cultura, tornando-a o quarto pilar do desenvolvimento sustentável, de acordo com o definido na Agenda 21”, enquadrou a vereadora da cultura da autarquia, Catarina Vaz Pinto, anfitriã desta iniciativa.

A agenda 21 foi adotada por governos locais de todo o mundo, convocados pela organização mundial “ Cidades e Governos Locais Unidos” e tem como uma das missões  salientar o papel essencial da cultura para a definição da Agenda de Desenvolvimento Sustentável pós- 2015.

O encontro teve ainda como objetivo reunir ideias para a concepção de uma assinatura que agregue todos os projetos e iniciativas culturais da CML.

Array
Mais notícias sobre:
Cultura e Lazer