Higiene urbana, Santa Maria Maior, São Domingos de Benfica

Lisboa é linda e merece ser cuidada

18, Novembro 2014

Arrancou em 18 de novembro, nas freguesias de Santa Maria Maior e São Domingos de Benfica uma campanha de sensibilização dos munícipes e comerciantes de Lisboa para a necessidade de respeitarem os horários e os locais próprios para a deposição de lixos. Os vereadores Duarte Cordeiro e Carlos Manuel Castro, com os pelouros da Higiene Urbana e da Proteção Civil, respetivamente, participaram no lançamento da campanha, bem como os presidentes das duas juntas.

Paralelamente também a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior iniciou uma campanha com o mesmo objetivo, com o lema “A Minha Rua é Linda”, que inclui a afixação de cartazes e folhetos em várias línguas e contactos diários com a população dos diversos bairros que compõem a freguesia.


Lisboa merece ser cuidada

É o nome da campanha e Duarte Cordeiro afirmou que se trata de um esforço concertado entre o município e as freguesias, lembrando a importância que estas assumiram na cidade após a recente reorganização administrativa.

Para o vereador é importante sensibilizar as pessoas a não depositarem sacos de lixo à volta dos ecopontos, procurando-se desta forma eliminar “focos de insalubridade que têm sido detetados” e estão permanentemente “fustigados”. A campanha consiste na colocação de sinalética naqueles equipamentos e nas paredes, em toda a cidade, apoiada pela distribuição de folhetos nos comerciantes em várias línguas, informando os horários de recolha de resíduos sólidos.

Miguel Coelho, presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, adianta que é também importante responsabilizar, pois apesar do “investimento assinalável da Câmara de Lisboa” e da própria junta, “só teremos bons resultados se os cidadãos também cumprirem o seu dever de cidadania”, particularmente os horários em que colocam o lixo na rua e recolhendo os dejetos dos animais.

A campanha lançada pela freguesia tem em conta as características multiculturais e multiétnicas da sua população, pelo que o folheto é também distribuído em mandarim e inglês, e ainda em bengalim, pois a freguesia conta com uma volumosa comunidade oriunda do Bangladeche.


Evitar coimas

O autarca adianta ainda que após este período de sensibilização, “a junta exercerá o máximo de fiscalização” a partir de janeiro. Estão em causa coimas que podem ir até aos 720 euros, um preço a pagar pelo incumprimento, afirma, porque “as pessoas têm responsabilidades”.  

Opinião que é secundada pelo presidente da Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, José António Cardoso Alves, que considera fundamental mudar comportamentos.

“Trata-se de um tema de grande relevância para toda a cidade” e esta campanha constitui um bom método para sensibilizar as pessoas, frisou. Para José Alves o problema da colocação de lixo à volta dos ecopontos “não é preocupante” naquela freguesia mas existem comportamentos reiterados que importa corrigir.

Array
Mais notícias sobre:
Higiene urbana, Santa Maria Maior, São Domingos de Benfica