Lisboa em destaque no Encontro Internacional da cultura da UCLG

15, Maio 2017
Catarina Vaz Pinto, vereadora da cultura, representou Lisboa no Encontro Internacional da Cultura da United Cities and Local Governments, que teve lugar na Coreia do Sul e teve como tema "Compromissos e Ações para a Cultura nas Cidades Sustentáveis".

Decorreu, entre 11 e 13 de Maio, em Jeju, na Coreia do Sul, o Encontro Internacional da Cultura da UCLG - United Cities and Local Governments (https://www.uclg.org), subordinado ao tema “Commitments and actions for culture in sustainable cities”. Este encontro, que reúne representantes de várias cidades e de várias regiões do globo, conta também com a participação de Lisboa, representada pela Vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto. Participam ainda a representante das Nações Unidas, Karima Bennoune, o poeta coreano KO Un, o Secretário-geral da UCLG Josep Roig e o Governador da província autónoma de Jeju, WON Hee-ryong.

A discussão assenta na apresentação de práticas várias que privilegiem e sublinhem a importância dos Direitos Culturais na construção de cidades e meios urbanos mais inclusivos, participativos e sustentáveis. As cidades participantes entre as quais Lisboa, lado-a-lado com Washington DC, Montevideo, Makati, Malmö, Saint-Denis, Kedougou e Cuenca. E esta partilha dos governos locais é um dos elementos essenciais no trabalho proposto e desenvolvido pela UCLG, muito especialmente neste encontro internacional.

A Câmara Municipal de Lisboa, associada da UCLG, tem vindo a desenvolver ao longo do último ano e meio, o programa de Cidade-Piloto, uma perspectiva de trabalho e desenvolvimento local sustentável que considera a Cultura como parte interveniente e essencial, com efeitos e relações com as mais variadas áreas da vida das cidades, do ambiente à educação, passando pela economia e pelo emprego.