Cultura e Lazer, Lumiar

Lisboa homenageia Nelson Mandela

17, Julho 2018
Nas comemorações do centenário do nascimento de Nelson Mandela, o líder histórico sul africano foi homenageado com a atribuição do seu nome a uma rotunda na Alta de Lisboa, Lumiar.
  • Lisboa homenageia Nelson Mandela
    Lisboa homenageia Nelson Mandela

Para Fernando Medina “é um dia especial associar o nome de Nelson Mandela à toponímia da cidade. Mandela é a grande referência moral do século XX e XXI. Um verdadeiro guia com um legado único, pela sua tolerância, compaixão e humanidade. Creio que a sua arma mais eficaz era aquele sorriso que derrubava todas as barreiras, e é para nós um gosto assinalarmos o centenário do seu nascimento, e com isso estarmos a projetar o nosso futuro, através do seu exemplo e daquilo que ele nos deixa”.

O presidente da Junta de Freguesia do Lumiar, Pedro Delgado Alves fez questão de recordar Mandela, como líder da resistência ao Apartheid e primeiro Presidente negro da África do Sul sublinhando que “é uma honra, nós Lumiar, podermos fazer parte do arranque da comemoração do centenário de Nelson Mandela com esta homenagem que serve de exemplo para as gerações vindouras”.

Estiveram também presentes, na cerimónia de descerramento da placa toponímica rotunda Nelson Mandela, a embaixadora da República da Africa do Sul, Mmamokwena Junior Gaoretelelwe e o presidente do Instituto Padre António Vieira, Rui Marques.

Lisboa assinala a 17 de julho o centenário do nascimento de Nelson Mandela (1918-2013) com um concerto, um filme, uma conferência e uma rotunda.

Ainda neste dia, a partir das 14h30, Fernando Medina participa na abertura da conferência “Mandela e Eu”, no Teatro Thalia. O evento conta, entre outros, com D. Ximenes Belo, Prémio Nobel da Paz, John Carlin, jornalista e autor do livro “Invictus”, John Volmink, presidente da Ubuntu Global Network, e Nuno Delgado, antigo campeão olímpico de Judo, distinguido por projetos de responsabilidade social.

As comemorações dos cem anos do nascimento de Nelson Mandela resultam de uma parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Academia de Líderes Ubuntu, do Instituto Padre António Vieira. Em Lisboa, decorrem na véspera do “Mandela Day” - Dia Internacional Nelson Mandela - pela liberdade, justiça e democracia, assim decretado pela ONU e celebrado todos os anos a 18 de Julho, data do nascimento do líder sul-africano.

 Vídeo com resumo dos eventos em Lisboa no âmbito do centenário de Nelson Mandela 

Mais notícias sobre:
Cultura e Lazer, Lumiar