Cultura e Lazer, Parque das Nacoes

Lisboa homenageia República da Colômbia

19, Julho 2019
Fernando Medina inaugura Rotunda República da Colômbia no Parque das Nações.
  • Lisboa homenageia República de Colômbia
    Lisboa homenageia República de Colômbia

A Câmara Municipal de Lisboa associa-se à celebração do bicentenário da independência e proclamação da República da Colômbia, homenageando na toponímia da cidade, com a Rotunda República da Colômbia, na freguesia do Parque das Nações. A autarquia deixa assim um testemunho perene nesta consagração da amizade entre os dois países, alicerçada na partilha dos valores da democracia e da paz.

Para Fernando Medina, esta homenagem “é um gesto de amizade a todo o povo da Colômbia que celebra agora os 200 anos da sua independência como país com uma história extraordinária." O presidente da autarquia sublinhou o facto de a homenagem acontecer num local com uma história mais recente, que é o facto desta zona ter sido, há 21 anos, transformada para receber uma exposição universal sobre os oceanos, a Expo 98. "Após a Expo 98, é criada a freguesia do Parque das Nações, um local que fica marcado para sempre, pela afirmação de Lisboa como uma cidade aberta, tolerante, ligada a todos os pontos do globo”.

Na cerimónia estiveram também presentes o presidente da Junta de Freguesia do parque das Nações, Mário Patrício, a embaixadora da República da Colômbia, Maria Elvira Pombo, entre outros convidados.

República da Colômbia
Simón Bolívar conduziu uma rebelião que culminou com a primeira Declaração de Independência em 20 de julho de 1810, data celebrada como o Dia da Independência da Nação. Seguiu-se em 1811 a proclamação das Províncias Unidas de Nova Granada, a que Fernando VII de Espanha respondeu com o enviou de forças militares para retomar o controlo da região, tendo restaurado o Vice-Reinado e perseguido implacavelmente os movimentos patrióticos, conseguindo assim uma longa guerra contra as forças pela independência, que só terminou em 7 de agosto de 1819, data em que foi proclamada a República da Grã-Colômbia, tendo sido seu primeiro Presidente Simón Bolívar que ganhou o epíteto de El Libertador.

Array
Mais notícias sobre:
Cultura e Lazer, Parque das Nacoes