Investir

Lisboa prepara-se para receber a Web Summit

07, Junho 2016
Lisboa é uma cidade amiga do empreendedorismo e com características únicas no panorama internacional, afirmou o presidente da autarquia, Fernando Medina, na abertura da quinta edição da Lisbon Investment Summit.

Com os olhos postos em Novembro, mês em que arranca a Web Summit em Lisboa, mais de 100 investidores internacionais e 80 oradores dão corpo à Lisbon Investment Summit, uma iniciativa que junta durante dois dias na capital as melhores startups internacionais de base tecnológica. Fernando Medina participou na abertura, em 7 de junho, e apresentou Lisboa como uma cidade única, aberta e flexível. 

Lisboa é “uma cidade com atitude”, aberta, criativa e inovadora, afirmou o presidente da Câmara Municipal, lembrando que um terço das startups criadas na capital pertence a cidadãos estrangeiros. Mas Lisboa é também uma cidade aberta aos diferentes povos, de diferentes culturas, religiões e países, diz Fernando Medina, sublinhando que essa é “uma das contribuições mais importantes para promover a inovação e o crescimento.”

Mas atitude não significa necessariamente a promoção de vencedores, diz o edil, clarificando que é fundamental fomentar uma cultura do risco. “Falar de empreendedorismo não é falar de sucesso mas sim de tentativa”, sublinha. 

Lisboa é ainda, adianta Medina, uma cidade que tem sabido potenciar o ecossistema empreendedor, seja através da criação de vários mecanismos de apoio, seja na estratégia de atrair, promover e fixar talentos. 

A propósito, o presidente da Câmara Municipal lembra a decisão da autarquia transformar as antigas instalações da Manutenção Militar no Beato num espaço de incubação, “um dos maiores projetos que o município vai desenvolver nos próximos anos” e que resultará num dos “melhores espaços criativos da cidade”. Medina frisa ainda que Lisboa não pretende ser uma imitação de Silicon Valley, Londres ou Berlim, antes se afirma como uma cidade única, “com características especiais, aberta, flexível, um local onde todos se sintam bem.”  

Trata-se da quinta edição da Lisbon Investment Summit, que decorre entre 7 e 6 de junho na Academia das Ciências de Lisboa e é organizado pela aceleradora portuguesa de negócios Beta-i, em parceria com a Caixa Capital e o IE Business School. 

Na abertura participaram ainda o secretário de Estado da Indústria,João Vasconcelos e Pedro Rocha Vieira, da Beta-i. 

Array
Mais notícias sobre:
Investir