Município, Santa Maria Maior

Lisboa recebe Fórum Mundial de Turismo Urbano

05, Abril 2019
Portugal recebeu hoje o primeiro fórum mundial de presidentes de câmara da Organização Mundial de Turismo (OMT), para debater em Lisboa os desafios do turismo urbano sustentável.
  • Lisboa recebe Fórum Mundial de Turismo Urbano
    Lisboa recebe Fórum Mundial de Turismo Urbano

Portugal recebeu hoje o primeiro fórum mundial de presidentes de câmara da Organização Mundial de Turismo (OMT), para debater em Lisboa os desafios do turismo urbano sustentável.

O “Mayors Forum”, organizado pela OMT, Ministério da Economia, Turismo de Portugal e Câmara de Lisboa, tem como tema “Cidades para todos: construir cidades para residentes e para visitantes”, abordando os desafios do crescimento do número de turistas um pouco por todo o mundo.

Em conferência de imprensa, Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, mostrou-se satisfeito pela escolha da capital para receber este evento, referindo que o “turismo é hoje um fator de crescimento, de emprego, de investimento nas cidades, e Lisboa é disso um excelente exemplo. O turismo traz consigo o desafio da sustentabilidade, da sua compatibilização com dimensões centrais da vida da cidade seja ao nível do acesso às infra-estruturas, transportes, de saneamento, de resíduos, das políticas urbanas e acesso à habitação”, reforçando a ideia de que as novas tecnologias “podem ajudar à gestão do turismo dentro das cidades”

Pedro Siza Vieira, ministro-adjunto e da Economia afirmou que “Lisboa reinventou-se como um destino turístico” e que “passou a estar associada ao turismo e à mobilidade”. O ministro-adjunto da Economia destacou o facto de que “Portugal soube preparar-se para captar mais turistas conseguindo atrai-los ao longo de todo o ano tendo assim a taxa mais baixa de sazonalidade”.

Foram também discutidas as soluções que estão a ser implementadas para promover um turismo que gere riqueza mas também que seja sustentável e que respeite e inclua os residentes. No final da reunião foi adotada a Declaração de Lisboa sobre ‘Cidades para todos: construindo cidades para residentes e visitantes’.

Com cerca de 80 participantes, o evento “Mayors Fórum” contou com 15 presidentes e vice-presidentes de câmara de várias cidades, como São Paulo (Brasil), Dubrovnik (Croácia), Paris (França), Bruges (Bélgica), Moscovo (Rússia), Seul (República da Coreia), Madrid e Barcelona (Espanha). Também participam nas sessões de trabalho a Secretária de Estado do Turismo de Espanha, Isabel Oliver, e o Secretário do Turismo da Argentina, Gustavo Santos, bem como empresas e organizações internacionais, como o Banco Mundial.

Mais notícias sobre:
Município, Santa Maria Maior