Intervenção social

Lisboa sem limites no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

03, Dezembro 2017
A Câmara Municipal de Lisboa assinalou em 3 de dezembro o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, com um conjunto de iniciativas que contaram com a participação do vereador Ricardo Robles.
  • Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
    Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Lisboa celebrou em 3 de Dezembro o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, com um programa intitulado Lisboa sem Limites, que decorreu no Complexo Desportivo Municipal do Casal Vistoso e na Praça Central do Centro Colombo, dedicado a assinalar esta data e a sensibilizar os cidadãos para a condição da pessoa portadora de deficiência.

O vereador Ricardo Robles, responsável pelo pelouro dos Direito Sociais, participou na iniciativa, bem como Ana Sofia Antunes, Secretária de Estado para a Inclusão das Pessoas com Deficiência e Humberto Santos, do INR – Institituto Nacional da reabilitação.

Na sua intervenção, Ricardo Robles, depois de agradecer aos parceiros, afirmou que esta iniciativa da autarquia foi organizada com o objetivo de dar visibilidade aos temas das pessoas com deficiência e tornar Lisboa uma cidade mais inclusiva para todos e para todas.

O dia começou no Pavilhão do Casal Vistoso com uma exibição de desporto adaptado, decorrendo as restantes atividades no Centro Comercial Colombo, um programa que incluiu “Carta ao Pai Natal em Braille”, canções de Natal em Língua Gestual Portuguesa, leitura de contos, ateliers de pintura e mensagens de Natal.

À tarde, também na praça central do Colombo, os visitantes puderam assistir a várias peças de teatro e  dança.


Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
 
A Organização das Nações Unidas, em Outubro de 1992, instituiu o dia 3 de Dezembro o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. A partir de então, em cada ano, nesse dia, todos os estados membros promovem uma maior reflexão sobre os direitos das pessoas com deficiência junto da sociedade civil, de forma a criar uma maior consciencialização na sociedade para a igualdade de oportunidades entre todos os cidadãos. Nesta data também se celebram as conquistas realizadas pelas pessoas com deficiência no que concerne ao pleno exercício dos direitos humanos e liberdades fundamentais, alertando simultaneamente para o caminho que ainda falta percorrer para uma plena e efetiva participação na sociedade das pessoas com deficiência em condições de igualdade com os demais.
Todos os anos, a ONU baseia as comemorações num tema diferente. No presente ano, o tema é: "Transformação para uma Sociedade Sustentável e Resiliente para Todos".

Assim, em 2017 a Câmara Municipal de Lisboa, em conjunto com as organizações que integram o Conselho Municipal para a Inclusão das Pessoas com Deficiência (CMIPD), organizou um conjuto de atividades em espaços públicos, dando a conhecer à sociedade civil, os projetos realizados pelas várias entidades na vertente cultural, recreativa e desportiva, nomeadamente dança, teatro, música, artes plásticas, desporto, iniciativas abertas à comunidade, promovendo a sua participação e envolvimento.

Parceiros: ADFA; APD; APPACDM Lisboa; AFID; CERCI Lisboa; CNAD; FPDA; Fundação Liga; LEQUE; SPEM; INR; Colombo.


Mais notícias sobre:
Intervenção social