Urbanismo

Lisboa também é paisagem

11, Abril 2019
A importância da representação imagética e iconográfica de Lisboa foi tema para Encontro de reflexão e debate - “ Lisboa também é paisagem “. Aconteceu no CIUL.

A 7.ª edição do ciclo de conferências “ Encontros de Urbanismo - Paisagens de Lisboa” que decorrerá até junho, levou hoje a cabo, no Centro de Informação Urbana de Lisboa – CIUL, a sua terceira sessão subordinada ao tema "Lisboa também é paisagem”.

Uma sessão animada e participada moderada por Joana Monteiro, do Museu de Lisboa que contou com apresentações de Paula André do ISCTE- IUL, Sónia Talhé Azambuja, do ISA e, ainda, Pedro Cabral da Associação Urban Sketchers.

Através destas conferências os munícipes são convidados a descobrir paisagens de Lisboa – “aquelas que nos estão próximas, que nos anunciam lá fora e que reconhecemos como nossas. E porque as paisagens são um tema complexo e apaixonante, o ciclo de Conferências Encontro de Urbanismo 2019 tem vindo a abordar a paisagem nas diversas realidades que a compõem e nos diversos prismas de conhecimento que sobre ela podem convergir”.

São vários os olhares sobre a paisagem que se complementam e convidam a refletir sobre a sua essência e o seu valor, nomeadamente enquanto objeto estético, orgânico, enquanto figura regulamentável por legislação própria, enquanto identidade e fator de coesão social e enquanto paisagem de reflexo da apropriação que, enquanto povo, fazemos do nosso território.

Mais notícias sobre:
Urbanismo