Participar

Lisboa tem portal de dados abertos sobre a cidade

29, Setembro 2016
Lisboa é hoje “uma cidade aberta aos desafios”, que “não está distraída”, afirmou Jorge Máximo. Para o vereador dos Sistemas de Informação do município, a cidade está “bem posicionada no sentido da inovação”, e apostada em “partilhar a informação da cidade com toda a gente”.
  • Open Source Lisbon
    Open Source Lisbon

Centenas de profissionais ligados à área das novas tecnologias reuniram hoje na Universidade Nova de Lisboa. O encontro Open Source LisbonOpen Business e Evento Linux – , apoiado institucionalmente pela Câmara Municipal de Lisboa, contou com a participação do vereador dos Sistemas de Informação do município.

Para Jorge Máximo, a cidade está “bem posicionada no sentido da inovação”, e apostada em “partilhar a informação da cidade com toda a gente”.

O objetivo, adiantou, é “facilitar a vida” às cerca de 300 mil pessoas que anualmente se deslocam aos serviços de atendimento do município.

Neste sentido, a Câmara disponibiliza já hoje o portal de dados Lisboa Aberta, com conjuntos de dados sobre a cidade, produzidos pela Câmara Municipal de Lisboa e pelas entidades parceiras do Programa Lisboa Aberta. O acesso aos dados é livre, pretendendo-se com isso potenciar a sua reutilização e a criação de bens e serviços que acrescentem valor aos conteúdos disponibilizados.

Resultante de uma colaboração continuada de todos os serviços da câmara, empresas municipais e parceiros externos, o portal disponibiliza atualmente cerca de 300 conjuntos de dados​, desde escolas, localização de parques de estacionamento da EMEL, limites administrativos, orçamento participativo, consumos energéticos em edifícios municipais, entre outros

Mais notícias sobre:
Participar