Município

Lisboa vai receber a gala Ibérica do Guia Michelin 2019

25, Junho 2018
O Pavilhão Carlos Lopes será o palco da gala do prestigiado Guia Michelin Espanha & Portugal de 2019, marcada para 21 de Novembro deste ano.O anúncio foi feito esta tarde, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
  • Lisboa vai receber a gala Ibérica do Guia Michelin 2019
    Lisboa vai receber a gala Ibérica do Guia Michelin 2019

Trata-se de uma ação conjunta entre a Câmara Municipal de Lisboa e Ministério da Economia, através do Turismo de Portugal 

Fernando Medina começou por realçar que é a primeira vez que a gala de realiza fora de Espanha. Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa a escolha da capital traduz a evolução do reconhecimento da cidade e do país face à alteração qualitativa da oferta turística e gastronómica".

"Para Lisboa acolher este evento faz com que a nossa cidade se posicione como destino gastronómico de primeiro nível, ao mesmo tempo que reconhece o trabalho que há anos tem vindo a ser desenvolvido para colocar nossa gastronomia e os nossos profissionais num outro patamar". Uma geração que, diz Fernando Medina, começa a tornar-se um dos pilares da economia da cidade.

Nas palavras do Ministroda Economia, Manuel Caldeira Cabral, " o fato de Lisboa acolher a próxima gala do Guia Michelin é uma grande notícia para a capital e para o país, que vem conformar o esforço que está a ser realizado para valorizar a gastronomia, assim como a aposta decidida nos produtos locais enquanto base dessa cozinha, e no reconhecimento do trabalho dos nossos chefs que são os grandes embaixadores do sucesso da gastronomia nacional".

"Um evento especial e é isso que Portugal tem feito com os eventos que acolhe, torna-os ainda mais especiais", concluiu Manuel Caldeira Cabral.

Para Mayte Carreño, diretora comercial do Michelin Travel Partner España Portugal " o compromisso das instituições públicas e provadas para com o turismo, a qualidade da gastronomia e a aposta na excelência tornam Lisboa no local ideal para acolher esta grande festa gastronómica", no ano em que se celebra o 10º aniversário do guia gastronómico.

Em representação dos chefs, José Avillez, "dono" de duas das cobiçadas estrelas agradece ao Guia Michelin por ter acreditado "em nós", não tendo dúvidas que o evento será um sucesso.

A capital portuguesa ganhou a corrida a Santander, Valência e San Sabastian, cidades espanholas que manifestaram o desejo de organizar a gala de 2019.

É a primeira vez que Portugal é o anfitrião deste evento, que se realiza em Espanha desde 2010.

O francês Guia Michelin existe há 118 anos, a edição portuguesa é publicada desde 1910 e elege o que considera serem os melhores restaurantes do mundo. " Não é uma lista é um guia de 1800 restaurantes de todos os tipos", garante Mayte Carreño.

Em 2018, Portugal arrecadou mais 2 estrelas Michelin. Atualmente, o nosso país é detentor de 23 restaurantes e 28 estrelas ao todo.

Array
Mais notícias sobre:
Município