Investir, Parque das Nacoes

Lisbon Global Forum - O futuro do mundo passa por Lisboa

08, Novembro 2016
Ao segundo dia de Web Summit discutiu-se o futuro do mundo e o papel da tecnologia.Este foi um dos principais objetivos do Lisbon Global Forum, uma iniciativa inédita do maior evento de empreendedorismo e inovação do planeta, que junta em Lisboa cerca de 1000 personalidades, de lideres internacionais na área da política,política, investimento, artistas e tecnologia. Para Presidente da Câmara Municipal de Lisboa que, no papel de anfitrião da cidade, abriu o Lisbon Global Forum "o futuro é tão tecnológico como político".

O Lisbon Global Fórum é  mais um o evento da Web Summit, onde apenas um convite personalizado garante a entrada, ao Presidente da CML coube as honras de abertura neste grupo restrito de personalidades.

Fernando Medina defendeu que o que está atualmente em causa não é só a revolução tecnológica mas acima de tudo uma evolução politica que permita enfrentar as tensões sociais.

À plateia, que atentamente ouviam o presidente da CML, falou nos quatro pilares para o desenvolvimento: inovação, qualidade de vida, inclusão social e abertura a todos as religiões e culturas.

Num mundo onde os movimentos nacionalistas e racistas estão a ganhar terreno é fundamental que a tecnologia e a politica trabalhem em conjunto para criar uma sociedade mais justa, apelou o autarca da capital.  

Medina terminou a intervenção dizendo que "tem orgulho", em liderar uma cidade aberta e inclusiva.

John Chambers, Chairman da Cisco e Gary Briggs, CMO da Facebook são alguns dos oradores do dia

Além de palestras e mesas redondas informais e ‘off-the-record’, o dia-a-dia no Forum decorrerá quer com conversas em ambiente descontraído, quer com aquilo a que a organização chama de “entretenimento improvisado” e momentos de relaxamento.

Depois de Fernando Medina e ao longo dos três dias em que decorre o Lisbon Global Forum seguem-se outros líderes políticos, como os primeiros-ministros da Estónia e Kosovo, Taavi Roivas e Isa Mustafa, a secretária de Estado francesa Axelle Lemaire, e o presidente da Câmara de Pittsburgh (EUA), Bill Peduto.

Mais informação

A Visita ao mundo da tecnologia

Depois do Forum, Fernando Medina seguiu para o espaço da FIL- Feira Internacional de Lisboa, outro dos pólos do quarter-general da Web Summit em que se transformou o Parque das Nações por estes dias.

O presidente da CML foi descobrir e conhecer nos stands o que mais inovador se faz atualmente, conversando com empreendedores de todo o mundo.

A paragem mais prolongada aconteceu no espaço de Lisboa, localizado no Pavilhão 2.

Um stand que reúne várias instituições da cidade ligadas ao empreendedorismo e onde é possível, por exemplo, através de realidade virtual fazer uma visita guiada ao Hub Criativo do Beato sem sair da cadeira.