Cultura e Lazer, Lumiar

Lisbonweek à descoberta do Lumiar

15, Março 2017
Cada bairro, uma cidade é o lema do Lisbonweek de 2017. O ponto de encontro está marcado para a freguesia do Lumiar entre 25 de março e 2 de abril numa proposta para descobrir os segredos da mais antiga freguesia de Lisboa.

A proposta da 4ª edição do LisbonWeek é viver e redescobrir o Lumiar, através de uma vasta programação que inclui visitas culturais aos palácios, quintas, igrejas e conventos do Lumiar, além de iniciativas como ciclos de cinema, serões musicais, passeios meditativos, exposições dedicadas ao traje e à fotografia e um circuito de arte urbana.

A menos de três semanas para o arranque da iniciativa, foram relevados os primeiros segredos numa antevisão do que será o LisbonWeek.

Para Xana Nunes, diretora do LisbonWeek, o concentrar das atenções num só bairro lisboeta “produz resultados quer perduram no tempo” revelando esperar que, através da iniciativa, os lisboetas descubram a freguesia do Lumiar, que engloba uma série de bairros com características diversas, esconde vários palácios e igrejas, tem dois museus nacionais e é morada do maior templo hindu da Península Ibérica.

Uma das maneiras de descobrir os segredos da freguesia que este ano encerra as comemorações dos 750.º aniversário é através das quatro  visitas culturais que estarão a cargo, como habitualmente do Professor Sarmento de Matos :“Palácios do Lumiar”, “Igrejas e Conventos”, “Quintas do Lumiar” e “Circuito Arte Urbana”.

Entre os espaços a visitar estão as Quintas das Conchas e dos Lilazes, o Parque Botânico Monteiro-Mor, o Palácio Angeja-Palmela, a Ermida de São Sebastião, a Igreja da Nossa Senhora do Carmo e a Igreja de São João Baptista.

No Museu Nacional do Teatro e da Dança não vão faltar motivos de interesse com duas exposições a decorrer em simultâneo.

A arte urbana, outro dos destaques desta edição, colocará o Lumiar na rota da arte pública da cidade com intervenções que ficarão de forma permanente nas ruas do bairro.

Também o cinema e a música têm um lugar de destaque. Na programação da 4ª edição do LisbonWeek existem dois ciclos de cinema, três concertos e dois workshops que são o ponto de partida para ver ou rever o melhor do cinema português, descontrair e celebrar ao som do jazz e hip hop ou descobrir culturas e destinos distantes.

A programação inclui ainda uma conferência sobre urbanismo no Lumiar, no dia 29, no Jardim de Inverno da Quinta dos Lilases, que conta com a participação de, entre outros, o vereador do Urbanismo da Câmara de Lisboa, Manuel Salgado.

O LisbonWeek resulta de uma coprodução entre a Câmara Municipal de Lisboa, a ACTU e a Junta de Freguesia do Lumiar.

Mais informação

Mais notícias sobre:
Cultura e Lazer, Lumiar