Alvalade, Cultura e Lazer

LisbonWeek chega a Alvalade de 10 a 19 de abril

22, Janeiro 2015
  • LisbonWeek chega a Alvalade de 10 a 19 de abril
    LisbonWeek chega a Alvalade de 10 a 19 de abril
  • LisbonWeek chega a Alvalade de 10 a 19 de abril
    LisbonWeek chega a Alvalade de 10 a 19 de abril
  • Graça Fonseca, Xana Nunes, André Caldas e Ana Tostões
    Graça Fonseca, Xana Nunes, André Caldas e Ana Tostões
  • LisbonWeek chega a Alvalade de 10 a 19 de abril
    LisbonWeek chega a Alvalade de 10 a 19 de abril
  • LisbonWeek chega a Alvalade de 10 a 19 de abril
    LisbonWeek chega a Alvalade de 10 a 19 de abril
  • vereadora Graça Fonseca
    vereadora Graça Fonseca

Foi num espaço célebre da zona de Alvalade, a pastelaria Vá-Vá, que decorreu a apresentação da terceira edição do LisbonWeek, com a presença da fundadora do projeto, Xana Nunes, a vereadora da Economia e Inovação, Graça Fonseca, o presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, André Caldas entre parceiros e convidados.

Fruto de uma coprodução da ACTU (Associação Cultural Turística Urbana), da Câmara Municipal de Lisboa,  e da Junta de Freguesia de Alvalade, o LisbonWeek vai explorar este bairro através de 11 visitas culturais e 12 exposições, numa viagem que irá ao encontro de edifícios emblemáticos que fazem parte do nosso dia a dia mas cuja relevância ainda é, por muitos, desconhecida.

A ideia deste novo formato, explicou Xana Nunes, durante a apresentação da programação, foi “sair das zonas mais conhecidas e visitadas de Lisboa”.

André Caldas explicou que “Alvalade é uma freguesia moderna e uma das partes do território da cidade com mais potencial, com mais infraestruturas, com mais património mas que está subvisitada, e temos muita vontade em mostrar aos outros aquilo que para nós é um entusiasmo diário que pretendemos que perdure no tempo e que traga mais turistas a esta zona como da cidade”.

“Há muitas pessoas que vão passar por esta edição e vão redescobrir ou descobrir Lisboa que não conheciam e é isso que nós queremos, que as pessoas gostem da cidade, pois se as pessoas que aqui vivem conhecerem bem a sua cidade acho vão cuidar melhor dela. Vai haver um dia em que cuidar da cidade não é só uma tarefa da Câmara mas de todos pois na verdade a cidade é de todos” referiu a Graça Fonseca.

Esta edição vai desvendar segredos de espaços marcantes como a Biblioteca Nacional de Portugal, o Jardim do Campo Grande, a Reitoria da Universidade de Lisboa, a Torre do Tombo, o Museu da Cidade, o Museu Bordalo Pinheiro, o Hospital Júlio de Matos, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil ou o Complexo dos Coruchéus. Através de visitas culturais diárias, os visitantes vão poder conhecer as perspetivas históricas, arquitetónicas e artísticas de cada um destes nove locais.

Os passeios no autocarro LisbonWeek, apoiados pela Citirama, irão por seu lado mostrar um outro olhar sobre o plano urbanístico do bairro de Alvalade. A Visita “Lisboa Moderna”, com curadoria de Ana Tostões, irá ao encontro dos principais pontos de Alvalade, contando a história do bairro, dos seus edifícios mais representativos e da sua evolução. Já a visita de autocarro “Porfírio Pardal Monteiro”, com curadoria de João Pardal Monteiro, vai explorar a obra de Porfírio Pardal Monteiro por toda a cidade. Haverá ainda uma visita, a pé, ao Jardim do Campo Grande, delineada por José Sarmento de Matos.

Nesta edição, as exposições são gratuitas, mas as visitas culturais terão um valor simbólico, para garantir a sustentabilidade e excelência do evento. Os bilhetes podem ser adquiridos a preços especiais de 5€ e 7€, durante o período de pré-venda (22 de Janeiro e 5 de Fevereiro), através da Ticketline. 

Para conhecer toda a programação visite: Opens external link in new windowhttp://lisbonweek.com

Array
Mais notícias sobre:
Alvalade, Cultura e Lazer