Cultura e Lazer, Intervenção social, Participar

Livraria Solidária nasce em Carnide

23, Fevereiro 2018
Mais de sete mil livros, em língua portuguesa e estrangeira, vão estar disponíveis à população de Carnide, que vê nascer, no seu bairro, uma Livraria Solidária, no âmbito do programa municipal BIP/ZIP- Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária.

A vereadora da Habitação e Desenvolvimento Local, Paula Marques, e o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Edmundo Martinho, inauguraram no dia 23 de fevereiro uma livraria solidária que se situa em pleno centro histórico de Carnide, no número três da Rua General Henriques Carvalho. A cerimónia contou com a presença do presidente da junta de freguesia, Fábio Sousa, responsáveis pelo espaço e muitos moradores.

A Livraria Solidária é um projeto da Boutique da Cultura, associação local que dinamiza vários projetos nesta área e conta com a parceria das associações Crescer a Cores e Azimute Radical. Aqui podem ser adquiridos livros novos ou usados a preços mais reduzidos, entre um e cinco euros.

Funciona de 2.ª a 6.ª feira, das 14h30 às 19h30, e no primeiro sábado de cada mês também com o mesmo horário.

Conta já com mais de sete mil livros, todos doados, e afirma-se como “uma livraria diferente”, pois o total das receitas reverterá para causas e projetos culturais, sociais e comunitários. Prevê ainda a promoção de iniciativas fora do espaço físico, como a instalação de cinco estruturas no espaço público da freguesia para a troca gratuita de livros, a realização de serões de conto, a edição de um livro e a constituição de um grupo de voluntários para o desenvolvimento de leituras ao domicílio junto de pessoas idosas, com mobilidade reduzida ou em risco de isolamento.

A livraria aceita doações de livros novos ou usados, à exceção de manuais escolares, dicionários e enciclopédias.

Paula Marques, que enaltece o trabalho desenvolvido em torno deste projeto, “mais uma energia BIP-ZIP, aproveitou para se disponibilizar como voluntária para participar em ações de leitura ao domicílio.