Município, Participar

Loja Participativa abre na Baixa

28, Março 2019
A partir de hoje todos os cidadãos passam a ter um espaço onde podem participar ativamente na vida da sua cidade. Trata-se da Loja Lisboa Participa.

Bem no centro da cidade, no Largo de São Julião, nasceu a Loja Lisboa Participa. Um espaço do Orçamento Participativo (OP) de Lisboa onde os cidadãos podem conhecer e votar presencialmente, nos projetos participativos que a autarquia tem em curso.

O mais conhecido é o OP que, neste momento, tem em votação, até dia 28 de abril, 122 projetos.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, João Paulo Saraiva, presente na cerimónia inaugural, congratulou-se com mais esta iniciativa "na vida da cidade que vai permitir mostrar às pessoas como funciona um orçamento,utilizando ferramentas informáticas, tornando a informação municipal cada vez mais acessível e descomplicada."

A nova loja vai permitir que os munícipes possam votar presencialmente, dando assim resposta a uma das novidades desta edição do OP, que pretende ser mais inclusiva e abrangente, de forma direta, irá contemplar tanto os mais novos como os mais velhos.

O novo espaço abriu as suas atividades com o jogo "Vidas e Memórias de Bairro - Oficinas Comunitárias da Memória", um projeto vencedor do OP Lisboa.

O que sabe sobre o Orçamento Municipal 2019?

Durante a sessão de apresentação foi divulgada uma nova aplicação digital que facilita o conhecimento sobre o Orçamento Municipal, através de um quizz e de dois simuladores: «Eu sou Lisboa» e «O Meu Orçamento», entre outros elementos informativos de fácil acesso

Trata-se de um instrumento da autarquia que se enquadra no programa “Lisboa Participa” e que já dispõe de outros projetos para incentivar a participação dos cidadãos e a transparência dos processos governativos.

Horário da loja:
Segunda a sexta - 10h30 - 18h30
Fim-de-semana - 14h - 21h

 

Array
Mais notícias sobre:
Município, Participar