Comercio, Cultura e Lazer, Urbanismo

Lojas com História - reunião do Conselho Consultivo

10, Fevereiro 2017
  • Conselho Consultivo Lojas com História
    Conselho Consultivo Lojas com História

O Conselho Consultivo do programa municipal Lojas com História reuniu nos Paços do Concelho, no dia 10 de fevereiro. Esta reunião teve lugar dias depois de, a 6 de fevereiro, o programa ter sido apresentado aos lojistas dos 63 estabelecimentos selecionados numa primeira fase para receber a distinção Opens external link in new window(ver aqui a notícia relacionada).

Na reunião do Conselho, o vice presidente da CML, Duarte Cordeiro, fez o ponto da situação com os últimos desenvolvimentos do programa. Assim, a aprovação pela Assembleia Municipal do programa que visa proteger o património material e imaterial legado pelo comércio tradicional inclui um Regulamento do Fundo Municipal Lojas com História - contemplando uma verba de 250 mil euros para o corrente ano - que funcionará como linha de apoio financeiro à preservação deste importante património da cidade. As 63 lojas entretanto selecionadas poderão desde já candidatar-se a estes apoios.

Na ocasião, o grupo de trabalho constituído no âmbito deste programa apresentou aos membros do Conselho uma lista de mais vinte lojas a selecionar para a distinção, a integrar uma proposta que terá que ser aprovada em reunião de Câmara. Outras lojas poderão futuramente candidatar-se, com a esperada aprovação pela Assembleia Municipal do Regulamento de Atribuição da Distinção Lojas com História.

No final da reunião do Conselho, o vice presidente Duarte Cordeiro e o vereador Manuel Salgado responderam a questões suscitadas pelos seus membros e indicaram objetivos no prosseguimento dos trabalhos no âmbito do programa, que se espera venha a beneficiar da aprovação da alteração à Lei do Arrendamento pela Assembleia da República.

Array
Mais notícias sobre:
Comercio, Cultura e Lazer, Urbanismo