LU.CA um teatro para as crianças
01, Junho 2018Dia Mundial da Criança, 1 de junho de 2018. A data fica agora gravada na história da cidade pela abertura do LU.CA Teatro Luís de Camões, o novo teatro municipal dedicado aos aos mais novos, que durante os meses de junho e julho terá entrada livre. Catarina Vaz Pinto, vereadora da Cultura, assinalou o momento.
“Espero que este espaço seja muito feliz para a cidade”, disse a vereadora a um grupo de crianças da freguesia da Ajuda, que assistiram a um concerto pela Orquestra Juvenil Metropolitana, com narração de fábulas de La Fontaine. Num breve discurso, Catarina Vaz Pinto sublinhou tratar-se de “um local de encontro para os mais novos, os jovens e também os mais velhos”.
Antes, na cerimónia de descerramento da placa que agora assinala a entrada do teatro, a vereadora esteve acompanhada pelos presidentes das juntas de freguesia da Ajuda e de Belém, pelo secretário de Estado da Cultura e pela diretora do espaço, Susana Menezes, que fica sob a responsabilidade da EGEAC. João Paulo saraiva, vereador das Finanças e Recursos Humanos, também marcou presença.
O Teatro Luís de Camões, que no século XVIII funcionava como a Casa da Ópera do Rei Dom João V, foi sujeito a obras de requalificação pela Câmara Municipal, para agora ser transformado num lugar para as crianças, os jovens e as artes. No âmbito da reorganização dos teatros municipais da cidade vem preencher uma lacuna há muito existente, a de um espaço exclusivamente vocacionado para o público infanto-juvenil, para as suas famílias e para as escolas.
A programação terá especial enfoque na criação contemporânea para crianças e jovens, com destaque para as artes performativas, e no encontro destas com outras formas de arte e de expressão artística, como o cinema, a literatura, o design, a fotografia, a ilustração e as artes plásticas.
Já durante o fim de semana 2 e 3 de Junho, repete-se o espetáculo de abertura e outras atividade, com entrada livre. Durante os meses de junho e julho a entrada para todas as atividades previstas na programação também é livre sujeita à lotação da sala e ao levantamento de bilhete uma hora antes do espetáculo (limitado a 2 bilhetes por pessoa).