Cultura e Lazer, Município

LU.CA- " Uma aposta ganha!"

03, Junho 2018
O presidente da Câmara de Lisboa foi hoje, dia 3 de junho, o anfitrião do Presidente da Republica numa visita ao LU.CA, o recém-inaugurado teatro exclusivamente direcionado para crianças e jovens.

O LU.CA abriu portas no Dia Mundial da Criança e localiza-se na antiga sede do Belém Clube, na Calçada da Ajuda, em Belém, onde no século XVIII (1737) foi a Casa da Ópera do Rei D. João V

E é a partir de agora a sala de espetáculos municipal vocacionada para o público infanto-juvenil.

Fernando Medina considera que o LU.CA "é já uma aposta ganha". No fim-de-semana de abertura passaram por este local mais de 500 pessoas.

Visivelmente orgulho pelo resultado da requalificação do teatro o presidente da Câmara de Lisboa não tem dúvidas que o LU.CA "vai marcar a oferta cultural da cidade, para todas as crianças e jovens que vão aqui encontrar um espaço mágico totalmente renovado. Está hoje um espaço verdadeiramente extraordinário."

Também o Presidente da República se mostrou " maravilhado" com o novo espaço, acompanhado por Fernando Medina, Marcelo Rebelo de Sousa considera que "este era a sala que faltava em Lisboa e só foi possível graças à criatividade da Câmara de Lisboa.

A visita foi o culminar de um fim-de-semana que marcou a abertura do LU.CA, com um vasto programa de actividades que contou, por exemplo, com concerto pela Orquestra Juvenil Metropolitana com As Fábulas de La Fontaine com uma seleção de Livros Espetaculares relacionados com as fábulas, um ateliê intitulado “Fotografismos” e uma visita aos camarotes com binóculos como no tempo de D. João V.

A programação dirigida a crianças e jovens dos três aos 16 anos, o LU.CA terá especial enfoque na criação contemporânea com destaque para as artes performativas, e no encontro destas com outras formas de arte e de expressão artística, como o cinema, a literatura, o design, a fotografia, a ilustração e as artes plásticas.

À escala do publico a que se destina, o novo espaço conta com uma plateia amovível de 81 lugares, 23 camarotes incluindo o real, apoio técnico e camarins.

Durante os meses de junho e julho a entrada para todas as atividades previstas na programação também é livre sujeita  à lotação da sala e ao levantamento de bilhete uma hora antes do espetáculo (limitado a 2 bilhetes por pessoa).

Array
Mais notícias sobre:
Cultura e Lazer, Município