Pagina principal

Luna Andermatt recebe Medalha de Ouro

Fevereiro 14, 2013
  • Luna Andermatt recebe Medalha de Ouro
    Luna Andermatt recebe Medalha de Ouro
Array

A Câmara Municipal de Lisboa homenageou no passado dia 14 de fevereiro um dos grandes nomes da dança portuguesa, Luna Andermatt, atribuindo-lhe a medalha de mérito municipal, grau ouro, pela distinta carreira da bailarina e pedagoga que conta já com 87 anos de idade. 

A homenagem teve lugar no Teatro Camões no final da estreia do bailado O Lago dos Cisnes, com coreografia de Fernando Duarte segundo a versão de Petipa e Ivanov, um espetáculo sublinhado por um filme de Edgar Pêra e com interpretação musical ao vivo Metropolitana de Lisboa conduzida pelo maestro Cesário Costa. 

No final, sob grande ovação, Luna Andermatt subiu ao palco onde recebeu das mãos de António Costa, acompanhado pela vereadora da cultura, Catarina Vaz Pinto, a medalha da cidade. 

Sérgio Monteiro, diretor geral das artes, em representação do secretário de estado da cultura evocou a carreira da bailarina homenageada lembrando o trabalho e a dedicação na interpretação, criação, ensino e divulgação da dança em Portugal e o seu papel na fundação da Companhia Nacional de Bailado. Dirigiu ainda uma palavra de agradecimento à CML pela oportuna homenagem e reconhecimento agora realizada. 

Visivelmente emocionada Luna Andermatt agradeceu a distinção e a homenagem: “Se eu pudesse ainda dançar saberia agradecer esta homenagem da Câmara Municipal de Lisboa. Se eu pudesse dançar agora, saberia dizer melhor pelo gesto o que me vai na alma: a gratidão e o amor”. 

No evento foi ainda projetado um filme sobre a vida homenageada.

Luna Andermatt nasceu em 1926, estudou dança no conservatório nacional até ir para Londres completar a sua formação. Colaborou com Margarida de Abreu. Em 1977 a convite do secretário de estado de então, David-Mourão Ferreira, cria com Varela Cid e Pedro Risques Pereira a Companhia Nacional de Bailado de que foi a primeira diretora. Recentemente Luna de Andrade integrou o elenco da Companhia Maior onde apresentou três espetáculos. É mãe da bailarina e coreógrafa Clara Andermatt. 

O Lago Dos Cisnes
Teatro Camões - 14 fevereiro a 3 março
Companhia Nacional de Bailado
Orquestra Metropolitana de Lisboa

Dias 14, 15, 16, 22, 23, 28 de fevereiro, 1 e 2 de março, às 21h00
Dias 17, 24 de fevereiro e 3 de março, às 16h00
Dia 21 de fevereiro, às 15h00 (público escolar)

 

 



Últimas notícias

Abr 17, 2014

O Design Possível no MUDE

Há ainda mais motivos para visitar o Museu da Moda e do Design, Coleção Francisco Capelo. O Design... saber mais...

Abr 17, 2014

Visita ao Cemitério Prazeres, maio, junho e julho

As visitas guiadas ao Cemitério dos Prazeres previstas para os dias 26 de abril e 10 de maio, não... saber mais...