Intervenção social

Mais de 400 pessoas sem-abrigo apoiadas pelo Plano de Contingência

14, Janeiro 2019
Com as temperaturas a subir nos termómetros, o Plano de Contingência Para as Pessoas Sem-abrigo Perante o Frio passa à fase azul. Foram apoiadas 451 pessoas, encaminhadas para pernoita 150 e servidas quase 900 refeições

Perante a melhoria das condições climatéricas, a fase amarela do Plano de Contingência Para as Pessoas Sem-abrigo Perante o Frio foi desativada este domingo. A Câmara Municipal de Lisboa faz um balanço positivo e salienta que foram recebidas um total de 451 pessoas, 393 homens e 58 mulheres. O dispositivo do Pavilhão do Casal Vistoso será reactivado caso se voltem a verificar as temperaturas mínimas dos últimos dias.

Também foram recebidos 10 animais de companhia de pessoas em situação de sem-abrigo, um serviço criado no inverno passado, foram servidas um total de 886 refeições, 670 refeições ligeiras e 683 bebidas como chá, café, leite, sumos e água. O dispositivo contou com quatro carrinhas para transporte de pessoas, com motorista e técnicos sociais das várias instituições parceiras da Câmara Municipal.

A fase amarela do plano de contingência foi ativada no passado dia 9 e, neste período, a partir do Pavilhão Casal Vistoso houve 150 encaminhamentos para pernoita em cinco centros de acolhimento e um pavilhão. Foram referenciadas e tratadas 32 pessoas com problemas de saúde, três delas com encaminhamento hospitalar.

Regressa-se assim à fase azul, em que à monitorização da Proteção Civil se acrescenta um reforço das equipas técnicas de rua para a distribuição de agasalhos e bebidas quentes.

Mais notícias sobre:
Intervenção social