Intervenção social, Município

Mais de 780 pessoas sem-abrigo vacinadas contra a gripe

21, Dezembro 2018
O programa de vacinação atingiu “uma cobertura quase total do número de pessoas nesta situação vulnerável”, afirma o vereador dos Direitos Sociais.

Mais de 780 pessoas em situação de sem-abrigo foram vacinadas contra a gripe numa campanha promovida pela Câmara de Lisboa no mês de dezembro, revelou o gabinete do vereador dos Direitos Sociais, Manuel Grilo, à agência Lusa. 

A campanha de vacinação, anunciada no final de novembro e que se repete pelo terceiro ano consecutivo, pretende “melhorar as condições de saúde desta população”, afirma o vereador. 

Os números são “muito semelhantes ao ano anterior”, revela Manuel Grilo, e isso “prova que conseguimos abranger uma maior fatia da população em situação de sem abrigo, tanto em situação de rua como em respostas socais permanentes”. 

A vacinação aconteceu nos centros de acolhimento e através de equipas móveis e fixas durante o dia e noite, em novembro o vereador apontava que a iniciativa iria permitir também realizar uma nova contagem dos sem-abrigo e atualizar os respetivos diagnósticos.

Na altura o vereador adiantou que o número de pessoas a dormir na rua em Lisboa tinha diminuído desde 2015, de 700 para 350.  Além destas, mais de 500 pessoas já não dormem na rua e estão em centros de acolhimento, apoiadas pelas várias valências que o programa municipal e o NPISA (Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo) oferecem.

O programa de vacinação atingiu agora “uma cobertura quase total do número de pessoas nesta situação vulnerável na cidade”, sublinhou o vereador. 

Fonte: Lusa

Mais notícias sobre:
Intervenção social, Município