Alcantara, Participar, Urbanismo

Mais espaço pedonal no Calvário

17, Março 2015
  • Mais espaço pedonal no Calvário
    Mais espaço pedonal no Calvário

O Largo do Calvário vai ser requalificado com mais espaços pedonais e menos trânsito, no âmbito do programa Uma Praça em Cada Bairro. A proposta foi apresentada à população em 16 de fevereiro, numa sessão que decorreu no salão da Junta de Freguesia de Alcântara e contou com a participação do seu presidente, Davide Amado, e dos arquitectos Pedro Dinis e Sá Machado, técnicos municipais responsáveis pelo projeto. 

A requalificação deste espaço nobre do bairro de Alcântara está inserida na primeira fase do programa Uma Praça em Cada Bairro e o arranque das obras está previsto para 2016, anunciou Pedro Dinis durante a apresentação das principais linhas. 

Trata-se ainda de uma proposta, salientou, que resulta de um estreito trabalho com a Junta de Freguesia e do processo de participação popular, particularmente a sessão realizada em 14 de novembro e as inúmeras sugestões apresentadas online. 

A intervenção proposta obedece no essencial ao previsto no Plano Diretor Municipal para aquela área, recentemente aprovado, e procura desde já satisfazer alguns anseios apresentados durante a discussão pública, particularmente a limitação do trânsito automóvel e a criação de mais espaços pedonais e de esplanadas. É articulada também com a intervenção do Largo das Fontaínhas, espaço contíguo e complementar. 

A recolocação do fontanário outrora existente naquele espaço e a plantação de algumas árvores constituem outras novidades para o Calvário, que segundo a proposta passará a ficar interdito ao trânsito automóvel, exceto à circulação dos transportes públicos, incluindo o eléctrico 18. 

Na zona envolvente o trânsito será reordenado, particularmente na Rua José Dias Coelho, que passará a ter dois sentidos, e no troço da Rua dos Lusíadas a partir da Rua Leão de Oliveira, onde o sentido será invertido. 

Pedro Dinis adiantou ainda que para algumas das artérias envolventes estão a ser preparadas obras de vulto, particularmente a Rua 1.º de Maio e a Rua de Alcântara. 

Mais notícias sobre:
Alcantara, Participar, Urbanismo