Ajuda, Alcantara, Belem

Mais uma jornada local das Olisipíadas

12, Fevereiro 2016
Cerca de 450 crianças participaram em mais uma jornada local das olisipíadas, em 12 e 13 de fevereiro. Ginástica, Andebol, Xadrez, Judo e Ténis de Mesa foram as modalidades.

A magia da ginástica

Cor, música, ritmo e um sorriso rasgado em três centenas de crianças fizeram autêntica magia na fase local de ginástica para as freguesias Ajuda, Alcântara e Belém nas Olisipíadas . Um bonito e animado sarau que decorreu em 12 de fevereiro no Pavilhão da Ajuda.

A contrastar com um final de tarde chuvoso o pavilhão aqueceu e brilhou, não só com a animação dos petizes mas também com a dos muitos pais e familiares que encheram por completo as bancadas. José António Videira e Davide Amado, presidentes das juntas de Freguesia da Ajuda e Alcântara, respetivamente, saudaram atletas e assistência com palavras de incentivo e elevação dos valores do desporto. 

Centro Cultural das Crianças do Cruzeiro e Rio Seco (CCR CCR), EB1 Alexandre Herculano, Escola Avé Maria, Sociedade Promotora e Atlético Clube de Portugal foram as escolas e clubes representados no sarau, organizado pelo CCR. 

E ao longo de duas horas, sob fortes e constantes aplausos, o desfilar das crianças entre acrobacias, danças ou exibições maravilharam os assistentes, que no final foram brindados com uma atuação do grupo de danças populares do CCR, Alma Lusitana. Como não podia deixar de ser o Kiko marcou presença e fez as delícias dos pequenos atletas. 

Um sarau que, a fazer sobrepor os valores da participação aos da competição, ficará para a história desta segunda edição das Olisipíadas e contribui para o seu êxito. 

 

Andebol e Xadrez

Na manhã de sábado, 13, disputaram-se jogos de Andebol no Pavilhão das Avenidas Novas, envolvendo os jogadores inscritos nas freguesias de Alvalade, Areeiro, Arroios, Avenidas Novas, Campolide e Santo António, que formaram seis equipas de dois escalões diferentes

Já na zona oriental, na Escola Básica Infante D. Henrique, o Xadrez ocupou os 20 inscritos nas freguesias do Beato, Marvila, Olivais e Parque das Nações. Além da Junta de Freguesia dos Olivais, apoiaram esta atividade a Associação de Pais da Escola do Parque das Nações e a EB Alice Vieira.

 

Judo e Ténis de Mesa

À tarde, houve Judo no Complexo Desportivo da Lapa. Os 70 judocas inscritos nas freguesias do centro histórico (Campo de Ourique, Estrela Misericórdia, Penha de França, Santa Maria Maior e São Vicente) contaram com o apoio de Nuno Delgado, medalhado olímpico e padrinho das Olisipiadas na modalidade. A nível associativo, envolveram-se neste evento desportivo o Ginásio Clube Português, a Escola de Judo Nuno Delgado, o Judo Clube Lisboa, o Clube Atlético de Campo de Ourique, o externato “O Lar da Criança” e o Núcleo Josefa de Óbidos.

Na Escola Secundária Eça de Queirós, nos Olivais, o Ténis de Mesa envolveu 32 atletas e as seguintes entidades: JF dos Olivais, Torre Laranja Futsal Clube, Associação Desportiva e Cultural da Encarnação e Olivais, Academia Recreativa Leais Amigos e o núcleo do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos.

No total, participaram nos momentos competitivos destes dois dias perto de 450 atletas.

Mais notícias sobre:
Ajuda, Alcantara, Belem