Marinha do Tejo no Cais das Colunas

Junho 15, 2013
Array

Num fim de semana marcado pela intensa atividade náutica no rio Tejo, o Cais das Colunas acolheu dia 15 de junho, o Dia da Marinha do Tejo.

Numa cerimónia que, desde 2011, se integra nas “Festas de Lisboa”, sessenta e uma embarcações registaram a sua presença no Livro de Registos da “Marinha do Tejo”, uma instituição apostada na defesa da história náutica, na preservação da forma de navegar, na divulgação das embarcações tradicionais que, ainda, navegam no Tejo.

Canoas, Varinos, Faluas, Catraios, construídos exclusivamente em madeira nacional, incluindo a falua “Esperança”, construída em 2006 e propriedade da autarquia, recuperaram a memória das origens de Lisboa, uma cidade que “começou por ser um porto”, lembrou António Costa, presidente da Câmara Municipal.

Num espaço recentemente devolvido à cidade, integrado numa frente ribeirinha de 19 quilómetros, António Costa, hoje presente, também, na qualidade de Fragateiro Honorário e acompanhado por Sá Fernandes, vereador do Ambiente, manifestou a importância da frente ribeirinha na redescoberta dos “usos que se foram perdendo”, vestígios de uma Lisboa “desde as origens, ligada ao mar através do Tejo”.

Numa cerimónia repetida anualmente, Carvalho Rodrigues, homem do mar e cientista, indissociavelmente ligado ao primeiro satélite português, reforçou a importância do mar na história da cidade, lembrando às autoridades presentes que “o alcaide de terra e o alcaide do mar foram criados por Dom Afonso Henriques em Lisboa, no mesmo dia.

Saldanha Lopes, Chefe do Estado-maior da Armada, presente na cerimónia realizada “perto do local onde tudo começou há mais de 500 anos”, apelou à união e coesão nas duas margens do rio, por forma a “manter viva a memória dos que fizeram do Tejo a sua vida”.

Pessoas simples como João Fortuna Santos, proprietário e arrais do Catraio “Péleve”, construído em 1900, que continuam a “enfiar o barrete”, uma tradição que António Costa cumpre com prazer, numa afirmação de “fidelidade à comunidade da Marinha do Tejo”.

 



Destaques

Últimas notícias

Set 30, 2014

Artistas internacionais no Lice 2014

A meetiNG art gallery apresenta, de 4 a 17 de outubro, a segunda edição da LICE (Lisbon... saber mais...

Set 29, 2014

Música nas Praças, 4 de outubro

A Câmara de Lisboa e a EGEAC assinalam em 4 de outubro o Dia Mundial da Música com mais uma... saber mais...