Cultura e Lazer, Desporto, Marvila

Marvila recebe exposição de caricaturas de Ronaldo

04, Março 2017
Até 31 de março na biblioteca de Marvila, o melhor jogador do mundo vai estar caricaturado em 60 obras, algumas delas vencedoras de prémios no Porto Cartoon World Festival.Uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa, em parceria com o Museu de Imprensa que pretende mostrar” aos jovens que o desporto é mais que um jogo, é acima de tudo uma forma de tornar Lisboa uma cidade mais humana e inclusiva".

As palavras do vereador do Desporto da Câmara Municipal de Lisboa no dia da inauguração da exposição Prémio Especial de caricatura Cristiano Ronaldo.

Jogador de futebol e  um ídolo para muitos, Cristiano Ronaldo é agora também inspiração para esta mostra com cerca de 60 caricaturas,« de artistas de vários países, que retratam os principais traços da personalidade do atual jogador do Real Madrid.

Jorge Máximo falou do poder da caricatura para destacar que “ esta exposição mostra claramente como a cultura e o desporto podem ser bons aliados ao retratar um talento excepcional do mundo do futebol e um dos portugueses mais conhecidos em todo mundo”.

Para o vereador do Deporto da CML a caricatura de Cristina Ronaldo tem ainda como objectivo evidenciar a face artística do fenómenos desportivo sendo a promoção da pratica desportiva , dos seus símbolos e dos seus valores a base da candidatura de Lisboa a Capital Europeia do Desporto  em 2021.

De entrada livre, a exposição que pode ser visitada até dia 31 de março de segunda a sábado, das 10h00 às 18h00, inclui os trabalhos vencedores, menções honrosas, finalistas e os desenhos selecionados pelo júri internacional do PortoCartoon-World Festival, no âmbito do Prémio Especial de Caricatura.

O cartoonista Santiagu, vencedor do 2º Prémio Especial de Caricatura, presente na inauguração agradeceu à CML e ao Museu de Imprensa lembrando que a caricatura não é mais que “ é a arte de tornar visível a parte invisível de quem está a ser caricaturado".

Também o representante da Federação Portuguesa de Futebol e colega de Ronaldo na seleção nacional de futebol, Pedro Pauleta, elogiou a iniciativa considerando-a  como “ uma excelente homenagem quer a CR7 quer a todos os jogadores”.

O dia foi ainda marcado pela realização de  várias atividades lúdico-desportivas promovidas por coletividades locais e inseridas na ação "Marvila em Força", como provas de atletismo, passeio de bicicleta, aulas de zumba, dança e capoeira, entre outras.

Array
Mais notícias sobre:
Cultura e Lazer, Desporto, Marvila