Cultura e Lazer, Município

Medalha de mérito cultural a Edgar Morin

27, Outubro 2017

Catarina Vaz Pinto, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, entregou a Edgar Morin, sociólogo e filósofo francês, a Medalha de Mérito Cultural, numa cerimónia que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian em 27 de outubro. Uma distinção deliberada por unanimidade pelo executivo municipal em 24 de novembro. 

A vida, o pensamento e “a profunda ligação” do homenageado à cidade de Lisboa foram exaltadas pela vereadora. O professor agradeceu e manifestou “enorme prazer” pela distinção. 

Edgar Morin (pseudónimo de Edgar Nahoum), cuja participação na vida cultural portuguesa já havia sido distinguida pelo ex-Presidente da República Jorge Sampaio com a Grã Cruz da Ordem de Santiago de Espada, nasceu em 1921 em Paris, no seio de uma família de judeus serfaditas. Considerado um dos principais pensadores contemporâneos e um dos principais teóricos do campo de estudos da complexidade, demarca-se, para além da sua obra enquanto ensaísta, sociólogo, filósofo e investigador, pela condenação da opressão de Israel contra o povo palestino.

A Medalha Municipal destina-se a galardoar personalidades ou entidades de reconhecido mérito, serviços notáveis prestados à Cidade de Lisboa por pessoas singulares ou coletivas, nacionais ou estrangeiras, e ainda a distinguir qualidades profissionais reveladas pelos trabalhadores” do município.

Array
Mais notícias sobre:
Cultura e Lazer, Município