Comercio, Educação, Município

MedFest – Dieta Mediterrânica apresenta-se em Lisboa

13, Março 2018
Património Cultural Imaterial da Humanidade, a Dieta Mediterrânica é uma alternativa saudável na alimentação, instrumento pedagógico, motivo de dinamização do comércio tradicional e poderosa aliada no turismo gastronómico.

A apresentação nacional do projeto MedFest – Dieta Mediterrânica em Portugal, uma iniciativa da Associação In Loco, aconteceu no Mercado de Alvalade no dia 13 de Março e contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Duarte Cordeiro, do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, do presidente da Associação de Municípios do Algarve e da Câmara Municipal de Tavira, Jorge Botelho, além de muitas outras individualidades.

Para Duarte Cordeiro “esta é também uma forma de Lisboa promover os seus mercados e levar a dieta mediterrânica às crianças das nossas escolas e famílias, por exemplo incluindo, nos seus menus, a sopa, a partir de produtos frescos e mais saudáveis”.

Já o chef Vítor Sobral, embaixador do MedFest, enquanto preparava um peixe marinado, uma arraia em tomatada, salientou a “ importância da qualidade dos produtos na confeção das refeições, como o azeite virgem ou extra-virgem, a banha de porco e um bom vinho “, aconselhando, ainda, a leitura dos rótulos quando estamos a comprar os nossos produtos.

Nesta mostra, não faltaram os bons chouriços e papada do porco da serra algarvia, bombons de figo com frutos silvestres e queijo de cabra, além de outras tantas iguarias de criar água na boca. A acompanhar e a encerrar o evento foi a vez do cante alentejano de Pias nos brindar com uma bela exibição a transportar-nos para as quentes paisagens alentejanas.

Este projeto, realizado em parceria com a Região de Turismo do Algarve e Universidade do Algarve, une oito países do Sul da Europa na valorização do Turismo Gastronómico Sustentável, baseado na herança da Dieta Mediterrânica, reconhecida pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Desenvolvimento do turismo gastronómico

Em suma, o objetivo geral do projeto MedFest é o de criar ou melhorar, no espaço mediterrânico, as estratégias existentes para o desenvolvimento do turismo gastronómico sustentável de pequena escala e desenvolver experiências culinárias, ligando os espaços costeiros com o interior rural, como uma ferramenta poderosa para promover destinos turísticos “alternativos” e sustentáveis.

Mais notícias sobre:
Comercio, Educação, Município