Município, Olivais

Medina dedica a tarde aos Olivais

24, Janeiro 2017
O Presidente da CML esteve na tarde do dia 24 de janeiro nos Olivais. Tendo como anfitriã Rute Lima, Fernando Medina foi conhecer as intervenções em curso que irão dar nova vida a uma das mais antigas e emblemáticas freguesias de Lisboa.

Uma visita que é também uma forma de "celebrar" a reforma administrativa de cidade e que dotou as juntas de freguesia de mais competências, tornando assim possível a concretização de muitas destas intervenções, disse o Presidente da CML. Por outro lado, acrescentou o autarca é o concretizar do objetivo da autarca de "devolver os espaços públicos da cidade às pessoas, não só através dos grandes projetos mas bairro a bairro.

Praça do Chinde

Foi a primeira paragem. Uma intervenção da responsabilidade da Junta de Freguesia dos Olivais e projecto da CML.Com prazo de conclusão previsto para o início de fevereiro, a intervenção  tem em vista o ordenamento do estacionamento, a requalificação dos acessos rodoviários, passeios e acessos pedonais, e ainda dos espaços verdes. 

O Presidente gostou do que viu.

Rua Cidade de São Salvador

 Perto da sua conclusão e da responsabilidade da CML, o objetivo aqui foi a reabilitação total da praça, quer através da renovação do espaço público, quer da melhoria das zonas verdes.

Parque Infantil da Rua Acúrcio Pereira

Poucos metros à frente a comitiva chegava ao Parque Infantil da Rua Acúrcio Pereira. Um espaço totalmente remodelado e  que surge agora "de cara lavada" com equipamentos para "miúdos e graúdos. Não vão faltar aparelhos de fitness com finalidade geriátrica ou outros equipamentos mais "desafiantes. Uma das novidades é a criação de uma zona de jogos tradicionais, uma tradição antiga no bairro e que a freguesia quer agora recuperar. Segundo fonte da junta, "esta intervenção irá criar uma nova centralidade na freguesia"

Jardins Interiores do Bairro da Encarnação

Criando pelo arquiteto Paulino Moniz nos anos 40, o Bairro da Encarnação era, à época, um modelo inovador com o seu núcleo em forma de borboleta, em torno de uma das mais-valias do bairro: os espaços verdes.

Depois da recente requalificação dos dois jardins principais,o do Largo da Igreja e a Alameda da Encarnação, chegou a vez dos quatro jardins interiores.

Até ao verão, a população desta zona da cidade já vai puder usufruir em pleno destes jardins cuja obra resulta de uma parceria entre a CML e a JF dos Olivais.

Praça Faria da Costa

A tarde já ia longa e a ultima paragem desta visita teve lugar na Quinta do Morgado. Um intervenção que vem responder a uma necessidade há muito manifestada pelos fregueses dos Olivais: a criação de zonas de estacionamento ordenado junto à Praça Faria da Costa.

Array
Mais notícias sobre:
Município, Olivais