Desporto

Meia Maratona de Lisboa regista já mais de 20 mil inscrições

02, Fevereiro 2017
A cerca de mês e meio da realização da prova - que vai unir os concelhos de Lisboa, Almada e Oeiras - a organização regista já mais de 20 000 atletas inscritos, incluindo mais de 4 000 estrangeiros.
  • Apresentação da Meia Maratona de Lisboa 2017
    Apresentação da Meia Maratona de Lisboa 2017

A informação foi avançada hoje, pelo Maratona Clube de Portugal, responsável pela organização, uma vez mais com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa. A capital será o local de chegada das diversas provas, com partidas de Oeiras e Almada.

De acordo com o comendador Carlos Móia, a edição de 2017, no próximo dia 19 de março, terá "a melhor elite de sempre, com um leque de atletas fantástico", "particularmente no setor feminino", com duas campeãs olímpicas e uma campeã mundial em título: as quenianas Jemina Sungong, Vivian Cheruiyot, e a etíope Mare Dibaba. A nível nacional, estão já asseguradas as presenças de Dulce Félix e Jéssica Augusto.

Na elite masculina, destaque para os atletas com tempos abaixo de 60 minutos: o eritreu Nguse Amloson, e os quenianos Wangari Mwangi e Simon Cheprot. Hermano Ferreira, Rui Silva, José Moreira, Ricardo Ribas e Rui Teixeira, são os portugueses em destaque.

Também em destaque, esteve Mo Farah, o britânico nascido na Somália, que venceu a edição da prova lisboeta em 2015, então com o recorde europeu de 59:32.

A proibição de entrada nos Estados Unidos da América, país onde reside o atleta, justificou, por parte de Jorge Máximo, um "voto de solidariedade", alargado a "todos os atletas" impedidos de viajar pelos mesmos motivos.

O vereador do Desporto da autarquia de Lisboa, considerou, ainda assim, que a prova de Lisboa "tem demasiados trunfos para que não seja considerada a maratona de referência a nível mundial".

A corrida, com o selo “Gold Label Road Race” da Associação Internacional de Federações de Atletismo - IAAF, constitui “uma das principais bandeiras” no projeto de candidatura que Lisboa apresentou, a "Capital Europeia do Desporto 2021".

Mais notícias sobre:
Desporto