Beato, Cultura e Lazer

Mercado de Xabregas dá lugar a escola

15, Julho 2013
  • Mercado de Xabregas dá lugar a escola
    Mercado de Xabregas dá lugar a escola
  • Manuel Castro Caldas, Catarina Vaz Pinto, José Sá Fernandes
    Manuel Castro Caldas, Catarina Vaz Pinto, José Sá Fernandes
  • Cedência das instalações do Mercado Xabregas ao Ar.Co
    Cedência das instalações do Mercado Xabregas ao Ar.Co

O antigo mercado municipal de Xabregas vai dar lugar a uma escola de arte e comunicação visual. No ano em que celebra 40 anos de existência, o Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual, concretiza assim um “objetivo com mais de uma década: uma alternativa às atuais instalações na Rua de Santiago”.

Na cerimónia de assinatura do protocolo de cedência das instalações do mercado, pela Câmara Municipal de Lisboa, ao Ar.Co, dia 15 de julho, a vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto, e  o vereador do Espaço Publico, José Sá Fernandes, manifestaram total confiança neste novo projeto de ensino que “será levado a bom termo”.

Uma aposta que poderá ser replicada pela cidade, disse Catarina Vaz Pinto em jeito de desafio a Sá Fernandes, que considerou “não poder haver melhor utilização” para este espaço desocupado.

Uma “zona magnifica”, pouco conhecida e valorizada, que vê neste projeto o primeiro passo de uma revitalização projetada, desde a encosta da Madre Deus até à Estrada de Chelas, disse o vereador.

Manuel Castro Caldas, diretor executivo da Ar.Co, considerou “uma aventura vir para estas instalações”, numa referencia, inevitável, à crise que se vive hoje no país. Será, apesar de tudo, uma aposta que “valoriza a perspetiva de futuro” da escola, uma década depois das “primeiras aproximações” à CML, na procura de uma alternativa às instalações atuais, no Centro Histórico de Lisboa.


Mais notícias sobre:
Beato, Cultura e Lazer