Beato, Município

Mercado de Xabregas renovado é a nova casa do Ar.Co

09, Março 2017
Depois de 44 anos na zona do Castelo, o Centro de Arte e Comunicação Visual mudou-se para o antigo mercado de Xabregas.A nova sede da escola foi inaugurada hoje com uma visita ao local e uma exposição de João Paulo Feliciano.“Um projeto que é simultaneamente o motor e o beneficiário do grande processo de transformação desta zona da cidade", disse o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, para quem este é mais um dia feliz para a capital.
  • Mercado de Xabregas renovado é a nova casa da Ar.Co
    Mercado de Xabregas renovado é a nova casa da Ar.Co

O projecto resulta de um protocolo assinado em julho de 2013 entre a Câmara de Lisboa e  o Ar.Co, no âmbito da cedência dos espaços do antigo mercado de Xabregas para acolher a sede da instituição.

Para Fernando Medina esta inauguração dá corpo ao trabalho desenvolvido pela autarquia na zona oriental da cidade, no sentido da sua regeneração e requalificação, uma área que durante décadas teve o seu futuro adiado mas "este é o momento para fazer as coisas acontecerem e é papel da autarquia acelerar esse processo", garantiu.

A obra, que permitiu a recuperação de um edifício em desuso, adaptando-o às necessidades contemporâneas e permitindo o crescimento de um projeto de educação e criação artística, resulta, para o presidente da CML, no "uso mais feliz que é possível dar ao espaço".

Inteiramente remodelado, o antigo mercado alberga, desde de Janeiro de 2017, os programas de Fotografia, Pintura, Desenho, Ilustração/BD, Joalharia, Cinema/Imagem em Movimento e História e Teoria de Arte já anteriormente em Lisboa. A nova sede do Ar.Co conta ainda com novos espaços para os serviços administrativos e para programação de eventos (exposições, conferências, etc.) e ainda uma cafetaria.

O presidente da Junta de Freguesia do Beato, Hugo Xambre Pereira, deu as boas vindas à Ar. Co. desejando que esta instituição seja um parceiro ativo na vida da comunidade local.

Da responsabilidade do arquiteto João Santa Rita, a nova sede contou com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, do Estado, e de mecenas privados.

O dia que foi também marcado pela inauguração da exposição Xabregas City, de João Paulo Feliciano. Uma mostra de cerca de 1400 fotografias realizada pelo artista na zona oriental de Lisboa entre 2015 e 2016, que estará patente até 20 de maio.

A Ar.Co

A atividade do Ar.Co-Centro de Arte e Comunicação Visual teve início em 1973 na Rua de Santiago, 18, ao Castelo. O rápido crescimento do Centro, sobretudo na área da formação, levou a que a instituição se expandisse, ao longo dos anos 80, para a Quinta de S. Miguel em Almada e para mais três espaços oficinais na Rua de Santiago (13,17 e 19).

O diálogo com a Câmara Municipal de Lisboa que culminou com a assinatura do protocolo, permitiu que a AR.CO se instalasse hoje em Xabregas.

Array
Mais notícias sobre:
Beato, Município