Investir, Misericordia

Mercado do Bairro Alto reabre com nova vida

10, Maio 2018
O Mercado do Bairro Alto reabriu hoje, dia 10 de maio, como Mercado de Ofícios.O novo ciclo deste antigo espaço municipal vai funcionar como pólo de formação de técnicas das artes e ofícios, como o restauro, a joalharia, serralharia, a tecelagem ou a pintura decorativa.Na abertura o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa considerou que se trata de mais um dia feliz para a cidade pela devolução de um novo espaço aos cidadãos.
  • Mercado do Bairro Alto reabre com nova vida
    Mercado do Bairro Alto reabre com nova vida

Fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa, a Junta de Freguesia da Misericórdia, a Fundação Ricardo Espírito Santo Silva e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa para a dinamização do espaço, o Mercado do Bairro Alto, reabre com uma nova função: a promoção, divulgação, defesa e transmissão das Artes e Ofícios portugueses.

Acompanhado pelo vice-presidente e responsável pelo pelouro dos mercados, Duarte Cordeiro, Fernando Medina destacou a importância do novo Mercado do Bairro Alto tem na valorização dos elementos da "nossa história e da nossa identidade" sendo também um projeto, sobretudo, virado para o futuro.

O presidente da CML deixou uma palavra de compromisso da autarquia perante o trabalho realizado pelos artesãos e pela Fundação Ricardo Espírito Santo Silva, agradecendo ainda ao Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa " o papel ativo e interessado na vida da cidade".

O Mercado de Ofícios do Bairro Alto também vai ter workshops, exposições e eventos temáticos em dias abertos ao público.

O objetivo, em parceria com várias instituições da cidade, passa por disponibilizar a todos o contacto com várias técnicas e equipamentos associados ao saber-fazer tradicional de origem secular, considerando o perigo de extinção. 

A nova vida do Mercado do Bairro Alto passa ainda pela transformação do espaço num polo de formação de técnicas das artes e ofícios, nomeadamente marcenaria, conservação, restauro, cinzelagem, serralharia, soldadura e ferro, latoaria e joalharia encadernação, tecelagem, pintura decorativa entre muitas outras.

Com três áreas a funcionar em simultâneo o mercado estará aberto aos cidadãos, quer para a realização de formações, quer para a utilização livre do espaço.

O Plano Municipal dos Mercados

O antigo Mercado do Bairro Alto é um dos espaços intervencionados pelo Plano Municipal de Mercados de Lisboa, que procura introduzir novas dinâmicas em mercados que estavam estagnados ou desativados canalizando investimentos, criando âncoras que tornem esses espaços atrativos e que estimulem a empregabilidade local.

Um projeto que permitiu dar nova vida ao Mercado da Ribeira e de Campo de Ourique e renovar os mercados de Alvalade e Arroios. Até ao final do mandato, garantiu o Presidente da CML, estarão concluídas as intervenções nos de Benfica e Olivais.

Mais informação sobre o Mercado dos Ofícios

Array
Mais notícias sobre:
Investir, Misericordia