Mobilidade Urbana Sustentavel - Encontro do programa CIVITAS

Março 05, 2013
Array

A mobilidade urbana sustentável, integrada no programa CIVITAS - City Vitalidade Sustentabilidade, foi tema de um encontro de especialistas nacionais e estrangeiros, dia 5 de março no Centro de Informação Urbana de Lisboa.

Fernando Nunes da Silva, vereador da mobilidade da Câmara Municipal de Lisboa, recebeu os representantes dos municípios de Cascais, Amadora, Torres Vedras, Loures, Coimbra, Porto, Funchal, bem como uma representante do Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT) e José Maria Diez, coordenador da rede Civinet Espanha/Portugal.

A iniciativa, atualmente na terceira fase - CIVITAS Plus (2008 a 2013), agrega 25 cidades em cinco projetos de colaboração. No total, quase 60 cidades europeias foram cofinanciadas pela Comissão Europeia para implementar medidas inovadoras no transporte urbano limpo, um volume de investimento de mais de 300 milhões de euros.

Esta é "uma área estratégica para Lisboa", salientou o vereador Nunes da Silva, realçando o "muito que ainda há a fazer" neste âmbito para atingir os objetivos propostos pelas entidades nacionais.

Até 2030, de acordo com as metas apontadas pela responsável do IMT, deverá haver uma redução de 50% do numero de automóveis de motorização convencional no transporte urbano, para, em 2050, serem retirados de circulação das cidades.

Neste sentido, em Lisboa estão já a ser implementadas medidas de "deslocalização" do transporte individual para uma zona mais periférica da cidade, libertando a zona central para o transporte publico. Para os responsáveis do estacionamento da capital, este problema coloca-se também, e sobretudo, ao nível do estacionamento de superfície, com um registo de 45 000  dísticos de residentes entregues para uma disponibilidade total de 43 000 lugares.



Últimas notícias

Out 21, 2014

Conversas Maresias, 24 outubro

Debater as metamorfoses arquitetónicas e urbanísticas da frente ribeirinha de Lisboa é o objetivo... saber mais...

Out 21, 2014

Mostra Anual de Arte Urbana – edição 2014

A Mostra de Arte Urbana 2014 inaugura esta sexta-feira, dia 24 de outubro, às 18h00, nos painéis da... saber mais...