Ambiente, Educação

Mochila Verde em ação na Quinta do Zé Pinto

24, Maio 2017
A vereadora da Educação da Câmara Municipal de Lisboa, Catarina Albergaria e a administradora da Agência E- Nova, Maria Santos, participaram no dia 24 de maio, em várias atividades na Quinta do Zé Pinto, no âmbito do projeto “Mochila Verde".
  • Mochila Verde em ação na Quinta do Zé Pinto
    Mochila Verde em ação na Quinta do Zé Pinto

Apesar do calor que se fazia sentir, foi dia de grande animação na Quinta do Zé Pinto, em Campolide. 

Cerca de 45 crianças das Escolas Básicas Sarah Afonso e Professor Manuel Sérgio, participaram em duas importantes atividades através do projeto municipal “Mochila Verde”: “O Percurso dos Cereais - da semente até ao prato”, onde as crianças ouviram falar da biodiversidade de cereais existentes e os diversos processos tecnológicos a que são sujeitos até à obtenção do produto final (pão, massas, óleos, etc.);

“A Horta da Tia Alice” onde, além de terem contactado com diversos alimentos aí plantados, puderam, eles próprios, plantar e regar algumas ervas aromáticas e plantas hortícolas; 

“Mochila Verde” trata-se de um projeto-piloto dirigido a alunos do 1º ciclo das Escolas Públicas do Concelho de Lisboa, com a duração de 4 anos. O mesmo, teve início no ano letivo 2013/2014 e, presentemente, encontra-se no seu último ano.

No primeiro ano do Projeto Mochila Verde foi oferecida uma Mochila Verde a cada aluno, e ao longo do decurso do Projeto,  a mesma foi sendo recheada com diversos materiais, nomeadamente Binóculos, Caderno de Campo, Cantil de Água, Guia das Aves; Guia das Árvores, Lanterna Dínamo, etc. para utilizar em ações e visitas fora da sala de aula.

No decorrer do projeto têm decorrido várias iniciativas no âmbito da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, tendo como principal objetivo, incentivar uma cidadania mais ativa, ambientalmente consciente e economicamente eficaz, através do desenvolvimento de projetos educativos de sustentabilidade e responsabilidade social, estimulando o trabalho em Rede.

Este projeto é promovido pela Câmara Municipal de Lisboa ( Pelouros da Educação e da Estrutura Verde ) e pela Lisboa E- Nova (Agência Municipal de Energia - Ambiente de Lisboa), agentes dinamizadores da PMEDS – Plataforma Municipal de Educação para o Desenvolvimento Sustentável e integra-se nos objetivos da Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável. 

 Também no âmbito da Mochila Verde e a pensar na candidatura Lisboa Capital Verde Europeia 2019, no dia anterior, cerca de 50 crianças das Escolas Alice Vieira e Manuel Teixeira Gomes, acompanhadas pelas suas coordenadoras, ilustraram inúmeros postais, na Quinta do Zé Pinto, subordinados aos temas da candidatura, disputada por 12 cidades, com maiores preocupações ambientais, onde se inclui a nossa.

 

 



Mais notícias sobre:
Ambiente, Educação