Cultura e Lazer, Investir

ModaLisboa 2015 - The Timers

10, Outubro 2015
  • ModaLisboa 2015 - The Timers
    ModaLisboa 2015 - The Timers

Os desfiles da ModaLisboa 2015 - The Timers arrancaram no dia 9 de outubro, no Pátio da Galé, com os já habituais desfiles "Sangue Novo". Ao som de uma versão atualizada do tema "Vampiros", de Zeca Afonso, esta edição da ModaLisboa iniciou-se com a mostra das arrojadas criações de dez jovens designers de moda: Tânia Nicole, Cristina Real, Banda, Rúben Damásio, Patrick de Pádua, Carolina Machado, Sara Santos, David Catalán, Carlotaoms e Inês Duvale. Este ano, pela primeira vez, este desfile teve carácter de concurso, com o Prémio ModaLisboa a ser atribuido a Sara Santos. Por seu lado, Tânia Nicole foi escolhida como representante da paltaforma Sangue Novo para representar Portugal na próxima edição do próximo festival de moda holandês, em Maastricht.

Depois de um cocktail no Salão Nobre dos paços do Concelho, onde marcaram presença a diretora da ModaLisboa, Eduarda Abbondanza, as vereadoras Catarina Vaz Pinto e Graça Fonseca, bem como muitos dos estilistas convidados, os desfiles prosseguiram, nas galerias do emblemático edifício municipal, com a apresentação das coleções dos consagrados Awaytomars / Lab, Catarina Oliveira /Lab, Luís carvalho e Carlos Gil. Simultaneamente, na Praça do Município, o Wonder Room abria as suas portas para mostrar ao público algumas marcas portuguesas que, com a sua ousadia e inovação, se projetam nos merdados internacionais da moda.

Mas esta edição da ModaLisboa começou, verdadeiramente, na véspera dos primeiros desfiles. De facto, já na quinta feira, dia 8 de setembro, o Salão Nobre dos Paços do Concelho recebeu um interessado e jovem público para ouvir da boca dos próprios como foi a construção dos percursos profissionais de seis personalidades que trabalham e vingam na área dos projetos criativos. Depois de Eduarda Abbondanza fazer a apresentação e agradecer à Câmara Municipal de Lisboa mais esta parceria com a Moda Lisboa e da vereadora Graça Fonseca reportar a importância desta iniciativa, "que já faz parte da história da ModaLisboa", foi dada a palavra às experiências de Alfredo Orobio (Awaytomars /Lab), André Leal (André Ópticas), Joana Astolfi (artista e designer), Paulo Macedo (Vogue Portugal), Susana Coerver (direção de marketing da Parfois) e Xana Nunes (RP).

 

Segundo dia

No segundo dia de ModaLisboa, as galerias dos Paços do Concelho voltaram a ser uma das passerelles privilegiadas para mostrar o melhor da moda nacional. Os tons terra com ligações a Africa de Nair Xavier e o colorido da colecção de  Olga Noronha quase faziam esquecer a chuva que molhava Lisboa
Do emblemático edifício para os modernos interiores do Pátio da Galé, foram seis  os criadores que ali apresentaram as colecções atraindo um publico já fiel a esta mostra da moda nacional. Ricardo Andrez com as suas transparências, à leveza da roupa de Christophe Sauvat que fazia lembrar o verão  ao “Habitat” de Valentim Quaresma passando pelos azuis, pretos, brancos e vermelhos de Saymyname, a tarde estava a chegar ao fim. Mas havia muito mais para ver no  Pátio da Galé, a colecção clássica de  Miguel Vieira, os tons quentes de Ricardo Preto e finalmente, já pela noite, dentro as flores de Alexandra Moura.

Para domingo, dia 11, estão agendadas  apresentações de mais oito criadores com uma alteração ao inicialmente previsto. Devido às condições atmosféricas o desfile de Nuno Gama irá realizar-se no Pátio da Galé e não na sala da Marinha portuguesa.

Terceiro dia

O último dia desta edição da ModaLisboa foi uma jornada plena de nomes sonantes de estilistas consagrados e alguns convidados estrangeiros. Entre as colunatas do Pátio da Galé desfilaram, ao longo do dia, as coleções de Nuno Gama, Filipe Faísca, Kolovrat, Nadir Tati, Pedro Pedro, Piotr Drzal e Aleksandar Portic.
Já no período da noite, ficando para trás o Pátio da Galé e a Praça do Município, The Timers despediu-se no Teatro Municipal de São Luiz, com o sempre esperado desfile de Dino Alves.


Opens external link in new windowO Programa prossegue este domingo, podendo ser consultado aqui

 

Array
Mais notícias sobre:
Cultura e Lazer, Investir