ModaLisboa TRUST

Fevereiro 20, 2013
Array

A ModaLisboa voltou a apresentar-se com toda a sua vitalidade na abertura desta 40ª edição da Lisbon Fashion Week, sob o lema "TRUST " ("Confiança"), cujos desfiles inaugurais decorreram nos Paços do Concelho, no dia 8 de março.

O desfile de abertura coube ao estilista Valentim Quaresma, que apresentou uma coleção trabalhada sobre materiais não sintéticos, como os couros e cabedais, com um design vagamente de evocação mitológica. Entre a numerosa assistência que ladeava a passerelle, que se estendia ao longo do Salão Nobre e das galerias, era possível ver personalidades da vida social, artística e política da cidade, como as vereadoras Graça Fonseca e Catarina Vaz Pinto, salientando-se ainda a apreciável presença de largo contingente de elementos da imprensa internacional.

O segundo desfile, exclusivamente dedicado ao vestuário masculino, foi da responsabilidade da convidada polaca Monika Ptaszek que, pragmaticamente, revelou flexibilidade criativa na apresentação das suas peças "casual".

Entretanto, o presidente da Câmara, António Costa, visitou demoradamente o "quartel-general" da ModaLisboa, no vizinho Pátio da Galé, acompanhado por Eduarda Abbondanza, a grande responsável pela realização do evento. Na ocasião, o autarca congratulou-se pela parceria existente entre a ModaLisboa e a CML e por mais esta edição da Lisbon Fashion Week, que "trouxe a moda para os Paços do Concelho, criando um Salão Nobre muito `fashion´". O edil lisboeta sublinhou tratar-se de um evento que projeta internacionalmente a cidade e destacou o facto de "criatividade e inovação serem armas para enfrentar com confiança as dificuldades, sendo feliz o tema do evento - "TRUST" ("Confiança") - pois é com muita confiança que aqui estamos".

António Costa teve então oportunidade de assistir ao terceiro desfile do dia inaugural, com a apresentação da coleção de Ricardo Dourado, caracterizada pela utilização de materiais nobres, com predominância dos tecidos brancos ou claros a par de estampados coloridos com padrões de flores, no vestuário feminino, e a utilização inovadora de acessórios sobre peças clássicas, na linha masculina.

Sábado, dia 9, o sol iluminou a Praça do Comércio para acolher o desfile de Luís Buchinho nas arcadas poente, junto à entrada do Pátio da Galé, onde centenas de Lisboetas, entre eles transeuntes e turistas surpreendidos, acorreram para admirar o desfile. A coleção de Buchinho para o outono/inverno de 2014 inspira-se nas cores e cortes de Portugal do anos 70 onde não faltam as referências aos cravos e ao grafismo político da época. A ModaLisboa saiu à rua e inundou o Terreiro do Paço. 

À tarde o Pátio da Galé encheu-se de visitantes, convidados e habitués para assitir aos desfiles de Ricardo Andrez, Saymyname,  Aleksandar Protic, Os Burgueses, Pedro Pedro, Alexandra Moura, Nuno Baltazar e Ricardo Preto. Os desfiles, sempre muito concorridos, demoraram-se até à noitinha. Coleções onde predominaram este ano os tons escuros e terra.  

Já no domingo, dia 10, a  Sala do Risco, adjacente ao Pátio da Galé, voltou a encher para os grandes desfiles que se adivinhavam. O dia encerrou com a apresentação das propostas de estilistas com os nomes firmados, como Miguel Vieira, Filipe Faísca e Nuno Gama. Mas foi a coleção de Dino Alves, ainda antes da projeção do documentário "White Tent - Close-Up ModaLisboa", que suscitou grande admiração na audiência, pela sobriedade das linhas e tons, onde a elegância dos peças revelou a capacidade inovadora do criador, sem cedências ao imediato ou ao facilmente provocatório.

Acompanhe aqui
 
http://www.youtube.com/watch?v=Rh8-6PRiyso



Últimas notícias

Out 28, 2014

Lisboa Halloween Parade

O objetivo é juntar o maior desfile de máscaras alguma vez realizado em Portugal, com milhares de... saber mais...

Out 27, 2014

Inauguração da biblioteca da Escola Parque das Nações

No dia em que se comemora o Dia das Bibliotecas Escolares, 27 de outubro, a Câmara Municipal de... saber mais...