Pagina principal

ModaLisboa TRUST

Fevereiro 20, 2013
Array

A ModaLisboa voltou a apresentar-se com toda a sua vitalidade na abertura desta 40ª edição da Lisbon Fashion Week, sob o lema "TRUST " ("Confiança"), cujos desfiles inaugurais decorreram nos Paços do Concelho, no dia 8 de março.

O desfile de abertura coube ao estilista Valentim Quaresma, que apresentou uma coleção trabalhada sobre materiais não sintéticos, como os couros e cabedais, com um design vagamente de evocação mitológica. Entre a numerosa assistência que ladeava a passerelle, que se estendia ao longo do Salão Nobre e das galerias, era possível ver personalidades da vida social, artística e política da cidade, como as vereadoras Graça Fonseca e Catarina Vaz Pinto, salientando-se ainda a apreciável presença de largo contingente de elementos da imprensa internacional.

O segundo desfile, exclusivamente dedicado ao vestuário masculino, foi da responsabilidade da convidada polaca Monika Ptaszek que, pragmaticamente, revelou flexibilidade criativa na apresentação das suas peças "casual".

Entretanto, o presidente da Câmara, António Costa, visitou demoradamente o "quartel-general" da ModaLisboa, no vizinho Pátio da Galé, acompanhado por Eduarda Abbondanza, a grande responsável pela realização do evento. Na ocasião, o autarca congratulou-se pela parceria existente entre a ModaLisboa e a CML e por mais esta edição da Lisbon Fashion Week, que "trouxe a moda para os Paços do Concelho, criando um Salão Nobre muito `fashion´". O edil lisboeta sublinhou tratar-se de um evento que projeta internacionalmente a cidade e destacou o facto de "criatividade e inovação serem armas para enfrentar com confiança as dificuldades, sendo feliz o tema do evento - "TRUST" ("Confiança") - pois é com muita confiança que aqui estamos".

António Costa teve então oportunidade de assistir ao terceiro desfile do dia inaugural, com a apresentação da coleção de Ricardo Dourado, caracterizada pela utilização de materiais nobres, com predominância dos tecidos brancos ou claros a par de estampados coloridos com padrões de flores, no vestuário feminino, e a utilização inovadora de acessórios sobre peças clássicas, na linha masculina.

Sábado, dia 9, o sol iluminou a Praça do Comércio para acolher o desfile de Luís Buchinho nas arcadas poente, junto à entrada do Pátio da Galé, onde centenas de Lisboetas, entre eles transeuntes e turistas surpreendidos, acorreram para admirar o desfile. A coleção de Buchinho para o outono/inverno de 2014 inspira-se nas cores e cortes de Portugal do anos 70 onde não faltam as referências aos cravos e ao grafismo político da época. A ModaLisboa saiu à rua e inundou o Terreiro do Paço. 

À tarde o Pátio da Galé encheu-se de visitantes, convidados e habitués para assitir aos desfiles de Ricardo Andrez, Saymyname,  Aleksandar Protic, Os Burgueses, Pedro Pedro, Alexandra Moura, Nuno Baltazar e Ricardo Preto. Os desfiles, sempre muito concorridos, demoraram-se até à noitinha. Coleções onde predominaram este ano os tons escuros e terra.  

Já no domingo, dia 10, a  Sala do Risco, adjacente ao Pátio da Galé, voltou a encher para os grandes desfiles que se adivinhavam. O dia encerrou com a apresentação das propostas de estilistas com os nomes firmados, como Miguel Vieira, Filipe Faísca e Nuno Gama. Mas foi a coleção de Dino Alves, ainda antes da projeção do documentário "White Tent - Close-Up ModaLisboa", que suscitou grande admiração na audiência, pela sobriedade das linhas e tons, onde a elegância dos peças revelou a capacidade inovadora do criador, sem cedências ao imediato ou ao facilmente provocatório.

Acompanhe aqui
 
http://www.youtube.com/watch?v=Rh8-6PRiyso



Últimas notícias

Abr 17, 2014

O Design Possível no MUDE

Há ainda mais motivos para visitar o Museu da Moda e do Design, Coleção Francisco Capelo. O Design... saber mais...

Abr 17, 2014

Visita ao Cemitério Prazeres, maio, junho e julho

As visitas guiadas ao Cemitério dos Prazeres previstas para os dias 26 de abril e 10 de maio, não... saber mais...