Alvalade, Município

Mural assinala centenário de Nelson Mandela

18, Julho 2018
“Um orgulho com vinte metros e vinte litros de tinta”, desabafou o conhecido ilustrador Nuno Saraiva quando acabou de pintar o mural que marca o centenário do nascimento de Nelson Mandela, no Campo Grande, em Lisboa.
  • Mural assinala centenário de Nelson Mandela
    Mural assinala centenário de Nelson Mandela

O vereador dos Recursos Humanos e das Finanças da Câmara Municipal de Lisboa, João Paulo Saraiva, esteve hoje, dia 18 de julho, na rua Dr. João Soares, na inauguração do mural que representa a figura de Nelson Mandela, no âmbito das comemorações que decorrem em Lisboa e que assinalam o centenário do nascimento deste símbolo internacional da luta pela liberdade e pela paz.

Presentes estiveram também o presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, José António Borges, o judoca medalhado, Nuno Delgado, o proprietário do prédio onde o mural irá perpetuar esta figura de destaque mundial, João Carlos Campos, com fortes raízes na África do Sul, munícipes e outras individualidades.

“Temos o dever de preservar, este trabalho tem enorme simbolismo, ao assinalar esta data e o nosso caminho numa cidade que se quer mais justa, solidária de todos e para todos”, afirmou no momento João Paulo Saraiva, lembrando ainda uma frase de Nelson Mandela: “os seres humanos não nascem a odiar ninguém”. Para o autarca, "nós devemos centrar as nossas energias a ensinar e a amar os outros”.

O mural levou três dias a ser pintado e Nuno Saraiva contou com a colaboração dos artistas, João Carola, Marcela Duchamp e Carine Demoustier.

Vídeo com resumo dos eventos em Lisboa no âmbito do centenário de Nelson Mandela 

Mais notícias sobre:
Alvalade, Município