Carnide, Cultura e Lazer, Habitar

Muro, um festival para celebrar a arte urbana

29, Abril 2016
Um grande evento aberto a toda a população, que pretende celebrar a arte urbana de Lisboa. “Muro - Festival de Arte Urbana” está aí e promete, entre 30 de abril e 15 de maio.

“Muro - Festival de Arte Urbana” é uma iniciativa da Galeria de Arte Urbana da Câmara Municipal de Lisboa em parceria com a Junta de Freguesia de Carnide e a EGEAC, que decorre entre 30 abril e 15 de maio, com epicentro no Bairro Padre Cruz e intervenções dispersas pela cidade. 

O Muro envolve criadores nacionais e internacionais de inegável prestígio, congregando diversas vertentes: intervenção artística, debate, trabalho comunitário e associativo, pedagogia, divulgação, cinema, edições e ainda música, animação de rua, teatro, marionetas, bike trial, paintball. 

Trata-se assim, de uma vasta programação que envolve a comunidade de arte urbana, a população do bairro, da cidade e os seus visitantes. Por isso foram convidados vários agentes culturais ligados ao universo da arte urbana, designadamente: Vhils|Pauline Foessel, Lara Seixo Rodrigues, Pariz One, Pedro Soares Neves, Miguel Negretti e Ana Vilar Bravo, como curadores do Festival, completando a GAU o núcleo de artistas presentes na programação.

O território do Bairro foi eleito por reunir uma série de condições urbanísticas, arquitetónicas e logísticas, bem como um diversificado tecido social e massa associativa, que se revelaram particularmente favoráveis à concretização do Festival.

O objetivo é consolidar o trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos anos pelo GAU, de afirmação de Lisboa no panorama mundial da street art, através da criação de um novo núcleo de trabalhos que marcará a renovação da intervenção artística no espaço público da cidade.

O evento é um projeto da cidade e para a cidade, procurando reafirmar o município de Lisboa como uma entidade que investe nas políticas de proximidade, valoriza a vida de bairro, promove a democratização do acesso à cultura, reforça a inclusão social e criativa, atuando em colaboração com todos os que pretendem intervir no espaço público, de forma autorizada.

Conta com a parceria da GEBALIS, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Dyrup, de diversos serviços municipais e tem como apoios a agência Leo Burnett, a Montana Shop and Gallery, o Turismo de Portugal, entre outros.

Contactos:

Galeria de Arte Urbana | Departamento de Património Cultural | C.M.Lisboa • Inês Machado (ines.machado@cm-lisboa.pt) Tlf: 21 817 09 00/19 45 | Tlm: 96 645 37 73 | 

Sílvia Câmara, Coordenadora da Galeria de Arte Urbana (silvia.camara@cm-lisboa.pt) Tlm: 91 847 67 69 | www.facebook.com/galeriadearteurbana  / https://issuu.com/galeriadearteurbana

 

 

 

 

 

 

 

Mais notícias sobre:
Carnide, Cultura e Lazer, Habitar