Alcantara, Desporto

Nacional de Remo em Yole na Doca de Alcântara

14, Maio 2016

A Doca de Santo Amaro, em Alcântara, recebeu hoje a Regata e Campeonato Nacional de Remo em Yole 2016. A prova, inicialmente agendada para o passado mês de abril - e adiada devido às más condições climatéricas de então -, disputou-se na pista da Junqueira. Apesar do vento noroeste, o dia estava bom para a prática desta modalidade, como afirmou Sandoval Cruzinha do clube Ferroviário.

Os barcos, alguns com mais de seis décadas, disputaram as quinze regatas da prova oficial, nas diversas categorias em competição, nas distâncias de 500, 1000 e 2000 m. Além da prova oficial, realizaram-se ainda regatas de Remo de Mar, na distância de 500 m e mangas de 4 embarcações, para atletas que não competiram no Campeonato/Regata Nacional.

No âmbito do apoio à organização de grandes eventos desportivos, nacionais e internacionais, a Câmara Municipal de Lisboa apoiou esta competição, organizada pela Associação Naval de Lisboa e Federação Portuguesa de Remo.

Jorge Máximo, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Lisboa, assistiu à partida de uma das regatas, e lembrou que, nos últimos anos, através do Programa Municipal de Desenvolvimento dos Desportos Náuticos em Lisboa, a autarquia tem promovido a prática de desportos náuticos no rio, nomeadamente o Remo e a Vela.

O programa Clubes de Mar, iniciado em 2015, integra aulas de Vela para os alunos do 2.º ciclo (5º e 6º anos) e aulas de Remo para os alunos do 3º ciclo (7º, 8º e 9º anos) das escolas públicas do concelho de Lisboa. É desenvolvido em parceria com as juntas de freguesia, os agrupamentos de escolas e os clubes náuticos da cidade, e integralmente gratuito para os alunos.

Na próxima terça-feira, dia 17 de maio, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e o vereador do Desporto, apresentam a candidatura de Lisboa a Capital Europeia do Desporto 2021.

 

Array
Mais notícias sobre:
Alcantara, Desporto