Comercio, Cultura e Lazer

Natal já brilha em Lisboa

30, Novembro 2015
Mercado de Natal, videomapping, pista de gelo e uma noite de réveillon que promete levar a Praça do Comércio ao rubro com os Trovante, Richie Campbell e muito fogo de artifício, são alguns dos ingredientes para uma programação de Natal e Ano Novo recheada de atrativos na capital. Até lá, iluminada, a baixa convida a um passeio em família com muita animação... e se a vida são três dias, o Ano Novo em Lisboa são quatro!

As luzes de Natal já cintilam na baixa de Lisboa, inauguradas em 30 de novembro pelo presidente da Câmara Municipal, Fernando Medina, em ambiente de festa e debaixo de muitas palmas. Antes o edil apresentou a programação para a quadra festiva, que na Praça do Comércio terá quatro dias de espetáculos a assinalar o Ano Novo. 

Um programa que se destina a todos, afirmou Fernando Medina, que salienta “o momento particular” desta quadra especial ligada à família e frisa que o programa das festas na capital procura “aumentar o sentimento de partilha, aumentar a relação das pessoas com a cidade” e criar condições para um maior usufruto do espaço público, incluindo o apoio ao comércio local. 

Medina salienta a diversidade do programa, das feiras de Natal à pista de gelo, dos concertos de Natal ao videomapping e às iluminações. “Uma cidade animada e em festa”, para todos, diz. 

Na sessão intervieram ainda o secretário-geral da autarquia, Laplaine Guimarães, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Pedro Santana Lopes, a presidente da União das Associações de Comércio e Serviços de Lisboa, Carla Salsinha, o director executivo da Associação de Turismo de Lisboa, Vitor Costa, e o vocalista dos Trovante, Luís Represas.  

 

Feiras, pista de gelo e muita música

A programação é vasta e promete animar a cidade nesta quadra, com atividades para todos. A baixa iluminada e as convidativas montras são o local ideal para um passeios em família e, claro, as compras de Natal. No comércio local mas também nas muitas feiras espalhadas pela cidade, a começar pelo Mercado de Natal que este ano se instala na Praça do Município. 

No Terreiro do Paço a pista de gelo faz as delícias de miúdos e graúdos entre 11 de dezembro e 24 de janeiro, das 10h00 às 22h00. 

E não podia faltar o videomapping. "As portas encantadas" marcam o tema deste ano, uma ideia que pretende lembrar o calendário do Avento. 

A música invade a cidade e os Concertos de Natal aí estão de novo, este ano também no cinema São Jorge e no Teatro de São Luiz. 

 

Quatro dias para o Ano Novo

O réveillon é, claro, na Praça do Comércio, e às 22h00 do dia 31 lá estarão os Trovante a mandar embora o ano velho, com olhos postos no futuro porque em 2016 comemoram 40 anos de carreira. Muito fogo de artifício ao contar as 12 badaladas, Richie Campbell aquece depois a madrugada, porque o novo ano é para receber em grande. 

E que melhor forma de receber o primeiro dia do ano? Fado, claro, com Carminho e António Zambujo às 18h15. Antes, porque a música é rainha neste programa, o palco e o publico recebem Sinfonietta de Lisboa. 

Dia 2 continua a festa, todos à Praça do Comércio para aplaudir, cantar e dançar com os D.A.M.A. E continuar, depois, noite fora com os Dj's RFM (DJ Rich + DJ Mendes). 

Orquestra Geração marca a manhã do dia 3, às 11h00, à tarde é tempo de ouvir a Banda Sinfónica da PSP (15h00).

Array
Ficheiros associados:
WEBdesdobravel_natalCML2015.pdf392 K
Mais notícias sobre:
Comercio, Cultura e Lazer