Lumiar, Município

Nova casa para a Universidade da Terceira Idade do Lumiar

29, Setembro 2016
Instaladas num edifício cedido pela Câmara Municipal de Lisboa, as novas instalações da Universidade da Terceira Idade do Lumiar foram inauguradas pelo presidente Fernando Medina. Melhores condições, mais capacidade e mais dignidade para o desenvolvimento intelectual das gerações mais velhas da freguesia, que o edil considera essenciais para a cidade.
  • Inauguração das novas instalações da Universidade da Terceira Idade do Lumiar
    Inauguração das novas instalações da Universidade da Terceira Idade do Lumiar

A Universidade da Terceira Idade do Lumiar (UTIL) tem novas instalações, que foram inauguradas em 29 de setembro por Fernando Medina e pelo presidente da Junta de Freguesia local, Pedro Delgado Alves, Uma boa iniciativa para a cidade, afirmou o presidente da Câmara de Lisboa, que salienta a importância da atividade intelectual das gerações mais velhas e o seu contributo imprescindível à sociedade. 

"Um espaço de vida, de atividade e de serviço a todos aqueles que querem aproveitar nesta fase da sua vida concentrar-se na educação, no saber, no conhecimento, na atividade e na participação cívica", afirmou Fernando Medina, que revelou ainda estar para breve o início das obras de requalificação da Praça do Lumiar, ali bem perto, no âmbito do programa municipal "Uma Praça em cada bairro".  

O projeto tem para a autarquia "um significado especial", diz ainda, pois criar oportunidades para todos aqueles que querem aprender e partilhar as suas vivências "é bom para a cidade de Lisboa". 

As instalações, que aproveitam a antiga sede da Junta de Freguesia, na Estrada da Torre n.º 19,  são municipais e foram cedidas no âmbito da transferência de competências, lembrou o presidente da Junta de Freguesia do Lumiar, que agradeceu a Fernando Medina o empenho da autarquia para que o novo espaço se torne agora uma realidade. 

Pedro Delgado Alves afirmou ainda que o momento é duplamente especial, pois decorre no ano em que a freguesia celebra 750 anos e no dia em que a UTIL comemora o seu décimo aniversário. O décimo ano letivo de uma universidade que todos os anos tem registado crescimento, diz, sublinhando que as instalações permitem melhores condições para o ensino e o alargamento das atividades. 

Universidade da Terceira Idade do Lumiar 

A UTIL tem atualmente mais de 300 pessoas inscritas e  foi criada em 2006 pela Junta de Freguesia do Lumiar, com o objetivo de proporcionar o aumento de conhecimentos a maiores de 55 anos e promover o convívio.

As atividades estão divididas em curriculares e extracurriculares. As primeiras constituídas por  disciplinas teóricas e práticas, que englobam diversas áreas do conhecimento; as segundas, desenvolvidas em paralelo com as disciplinas, compreendem conferências, palestras, workshops e visitas a locais de interesse histórico e cultural.


Array
Mais notícias sobre:
Lumiar, Município