Desporto, Município

Nova toponímia junto ao estádio José Alvalade

21, Junho 2017
Rua Mário Moniz Pereira e Rotunda Visconde de Alvalade são os novos topónimos da cidade de Lisboa, que agora figuram junto ao estádio José Alvalade. Fernando Medina esteve hoje, dia 21 de junho, no descerramento das placas, a que se junta a estátua de um leão, designada Estátua Sporting Clube de Portugal, no âmbito das comemorações do 111.º aniversário do clube.

"Um dia especial em que a cidade presta homenagem a duas grandes figuras do Sporting, de Lisboa e do desporto nacional", disse o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa no descerramento das placas da Rua Professor Moniz Pereira e da Rotunda Visconde de Alvalade, onde está colocada a estátua Sporting Clube de Portugal.

Uma iniciativa em que participaram também os presidentes do clube lisboeta, Bruno de Carvalho, e da Junta de Freguesia do Lumiar, Pedro Delgado Alves, e antecedeu a inauguração de três novos campos de treino do SCP (Fernando Peyroteo, Cristiano Ronaldo e Luís Figo) e do novo pavilhão João Rocha. Com Fernando Medina estiveram também o vice-presidente da Autarquia, Duarte Cordeiro, e o vereador do Desporto, Jorge Máximo. 

O edil, que considerou tratar-se de "um grande dia para a cidade que viu nascer este grande clube de Lisboa", lembrou o Visconde de Alvalade como "um dos pais fundadores do Sporting" e afirmou que a Câmara Municipal de Lisboa e a cidade lhe prestam, com a atribuição deste topónimo, "uma justa homenagem". Justa é também a homenagem a Mário Moniz Pereira, "uma das grandes figuras das últimas décadas do Sporting e do desporto nacional", diz, sublinhando que é "unanimemente considerado o responsável pela mais importante mudança de mentalidades do desporto português, elevando-o mesmo a um novo e superior patamar de excelência e exigência". A ligação de Moniz Pereira ao Fado é uma outra faceta que Fernando Medina convoca: "enquanto compositor ficará para sempre na memória coletiva da cidade e do país", frisa. 

"O sítio de Lisboa que melhor representa os seus interesses, a sua vida e as suas vontades só podia ser este local", disse Leonor Moniz Pereira, filha do professor que ficou conhecido como o "Senhor Atletismo", já Pedro Delgado Alves lembra outras figuras sportinguistas homenageadas na freguesia do Lumiar como Vitor Damas, José Travassos, Joaquim Agostinho ou Alfredo Livramento, e considera tratar-se de "um dia que representa a forma como o espaço público evolui, a forma como conseguimos olhar para este território e ver a marca, a presença do Sporting a engrandecer o nosso dia. "Um dia histórico e de grande felicidade para a nossa família sportinguista", afirmou Bruno de Carvalho, que considera ter nascido desta forma "a tão ansiada Cidade Sporting". 

Já no pavilhão João Rocha e em clima de festa, Bruno de Carvalho agradeceu o empenho e o apoio de Fernando Medina enquanto presidente da Câmara Municipal de Lisboa na construção daquele equipamento. O edil considerou tratar-se de "um momento histórico" para o Sporting e a cidade de Lisboa, lembrou "o velhinho pavilhão de Alvalade e a mítica nave", recordou glórias vividas pelo clube em modalidades como o andebol, o basquetebol ou o hóquei em patins, em especial "aquela que foi certamente uma das melhores equipas de sempre do hóquei mundial: Ramalhete, Rendeiro, Sobrinho, Xana e Livramento". 

Fernando Medina, que saudou ainda o Sporting pela conquista recente do seu 25.º título de Andebol, convocou ainda grandes nomes do desporto ligados ao clube e afirmou que "a inauguração de um pavilhão tão moderno e funcional como este é motivo de orgulho, não apenas para os sportinguistas espalhados pelo mundo mas também para a cidade de Lisboa, que passa a dispor de mais um equipamento de excelência". 

______________

O Professor Mário Moniz Pereira é um símbolo maior do desporto nacional. A sua dedicação ao desenvolvimento do Desporto e do Atletismo em Portugal, da qual resultou, entre outros feitos, a obtenção pelos atletas que treinou da primeira medalha de Atletismo a nível internacional e da primeira medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, granjeou- lhe o epíteto de “Senhor Atletismo”. Também a sua ligação ao Fado, enquanto compositor, ficará para sempre na memória coletiva.

Alfredo Augusto das Neves Holtreman, Visconde de Alvalade pela mercê do Rei D. Carlos I, para além de ter sido um prestigiado advogado da capital percorreu todo o caminho da fundação do Sporting Clube de Portugal. O Visconde apoiou a ideia de fundação do Clube sugerida pelo seu neto, apoiou a primeira sede, as obras do primeiro campo e redigiu os primeiros Estatutos, tornando-se 1.º Presidente do Sporting Clube de Portugal.

 

Array
Mais notícias sobre:
Desporto, Município