Ajuda, Alcantara, Belem

Novas instalações da CPCJ Ocidental em Belém

29, Junho 2017
João Afonso, vereador dos Direitos Sociais, assinalou a abertura das novas instalações da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de lisboa Ocidental em Belém e anunciou que a CPCJ Centro terá nova sede até ao final do ano.

As novas instalações da CPCJ (Comissão de Proteção de Crianças e Jovens) Ocidental foram inauguradas em 28 de junho pelo vereador de Direitos Socias da Câmara de Lisboa, João Afonso, o presidente da Junta de Freguesia de Belém, Fernando Ribeiro Rosa. a coordenadora da CPCJ Ocidental, Isabel Marques, e o presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens, Armando Leandro. 

Um, espaço que é, para João Afonso, "o primeiro passo para o apoio às famílias” e que contribui para “proporcionar e dar melhores condições de dignidade, de justiça e de equidade social". O vereador, que considera tratar-se do espaço “da felicidade da criança no território Ocidental”, sublinha que só foi possível graças ao empenho da Junta de Freguesia de Belém. A Câmara Municipal de Lisboa cedeu as instalações e a Junta de Freguesia participou nas obras, esclarece. 

Um momento que deve ser encarado sobretudo como “uma festa que marca o início de uma nova fase da CPCJ Ocidental”, adiantou ainda João Afonso, que realça o esforço que a autarquia tem empreendido na criação de condições para que as quatro CPCJ de Lisboa sejam dotadas de instalações próprias, que inclui afectação de recursos, incluindo ao nível de pessoal técnico. No anterior mandato foram inauguradas as novas instalações da CPCJ Lisboa Norte, no início do atual foram concretizadas as da zona Oriental, agora são as da Ocidental, que transitaram de Campo de Ourique, e o vereador instalar até ao final do ano a CPCJ Lisboa Centro numa nova sede, também cedida pela autarquia.   

Armando Leandro, que apresentou uma visão geral sobre a importância da felicidade da criança e a qualidade do seu bem-estar, nomeadamente na comunidade local, considera que o CPCJ “é um instrumento para a prevenção do risco e das dificuldades familiares”. Palavras que o presidente da Junta de Freguesia de Belém corrobora, frisando que “proporcionar qualidade é a responsabilidade de dar aos nossos jovens condições de vida, e não podemos ser felizes se os jovens não forem felizes”. 

A CPCJ Lisboa Ocidental compreende as juntas de freguesia de Belém, Ajuda, Alcântara, Estrela, Campo de Ourique e Campolide, abrangendo uma população aproximada de 100 mil pessoas. As novas instalações situam-se na zona do Restelo (Rua Diogo de Silves, lojas 33 e 35).

Mais notícias sobre:
Ajuda, Alcantara, Belem