Marvila, Município

Novas tecnologias ao alcance de todos em Marvila

05, Novembro 2015

"Se queres que a tua ideia se torne genial pede à tua comunidade para participar". O desafio é lançado aos utilizadores do primeiro Espaço de Cidadania Digital em Lisboa, criado pela câmara municipal.

O espaço, cedido pela junta de freguesia de Marvila e com o apoio da organização não-governamental CDI Portugal, foi inaugurado dia 4 de novembro, com a presença de Fernando Medina, presidente da câmara municipal, Jorge Máximo, vereador dos Sistemas de Informação, e Belarmino Silva presidente da junta de freguesia de Marvila.

Para Jorge Máximo, este espaço "inovador" vai permitir que "as ferramentas informáticas possam ligar os eleitores e a comunidade, aproximando as pessoas das instituições". Queremos, sublinhou o vereador, "derrubar as barreiras da iliteracia digital e tornar Lisboa Aberta. Neste centro, a população pode aprender a votar no Orçamento Participativo, poderá aprender a fazer uma reclamação [na aplicação] Na Minha Rua, ou conhecer a revista Lisboa online no site da CML, entre muitas outras aplicações", concluiu.

Com o protocolo agora assinado, a junta de freguesia de Marvila - "pioneira neste projeto" como salientou Belarmino Silva - quer transformar este espaço num "Laboratório Vivo". Participação, Colaboração, Cidadania, são as palavras-chave deste projeto-piloto.

"Estamos a meio de uma revolução tecnológica onde tudo está a mudar: a forma como nos relacionamos uns com os outros, a forma como se criam novos empregos e novas oportunidades".

Para Fernando Medina, contudo, é imperativo "não deixar os mais velhos para trás". O risco, alertou, está inerente a esta "revolução", que está também a introduzir uma "fratura ente os que têm as ferramentas e os que não têm".

Combater a "rotura geracional", é o que pretende a autarquia com a criação deste Centro de Cidadania Digital, instalado no edifício da junta de freguesia de Marvila ( Av. Paulo VI, 8 - junto à Igreja de S. Maximiliano Kolbe). O espaço, aberto aos cidadãos, está devidamente equipado com as mais novas tecnologias nas áreas da comunicação e informação, com equipamentos essenciais para promover a cidadania e assegurar que todas as pessoas estão a par das novas tecnologias.

Array
Mais notícias sobre:
Marvila, Município